Exclusivo

Opinião

Não, a homossexualidade não é pecado

Como cristão e sobretudo como leitor diário da Bíblia, para mim é claro que a homossexualidade enquanto “pecado” é uma invenção clerical, não é uma regra inequívoca da Bíblia, muito menos do Evangelho. Aliás, Jesus é aberto em relação ao tema. A ideia de que a homossexualidade é um pecado não passa por Mt 19, 12

O Papa Francisco é um homem preso entre o seu discurso genuíno e o discurso que a história da igreja acaba por impor. Há uns anos, Francisco defendeu que os homossexuais tinham direito ao casamento civil, dizendo que os homossexuais também são filhos de Deus e que merecem uma família. Agora Francisco diz que a homossexualidade não deixa de ser um pecado. Então, qual é o verdadeiro Francisco? Se é um pecado, então porque é que defende a união civil desse mesmo pecado?

Parece-me que Francisco, como tanta gente dentro da Igreja, não acha que a homossexualidade é um pecado, mas, no final do dia, acaba por ficar preso na tradição e na leitura que o clero tem feito do tema. Sucede que essa leitura pode estar errada – e está mesmo.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas