A esquerda acusa os liberais de querer destruir o Estado. Porém, estes governos liderados pelo PS têm contribuído para liquidar o que num Estado Democrático moderno é fundamental: a confiança nos seus agentes
Quando se ouve alguém do Bloco ou do PCP acusar a direita, os liberais e até certos sectores do PS de quererem destruir o Estado, referem-se, normalmente, a privatizações de empresas ou à possibilidade de haver privados em certos sectores, como a Educação e a Saúde. A este respeito, ainda recentemente a candidata do BE a PR dizia que os privados da Saúde devem ser controlados “pelo SNS”. Não sei bem o que pretende, nem se desconhece a existência de uma agência do Estado, chamada Entidade Reguladora da Saúde, cuja competência se estende a públicos e privados.
De qualquer modo, os privados – todos os privados, seja na Saúde, seja em qualquer sector – são regulados por diversas entidades públicas. Só as empresas de Comunicação Social têm como reguladores específicos a ERC, a ANACOM, de certa forma a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas e ainda, como todas as empresas, a Autoridade da Concorrência e, caso sejam cotadas em bolsa, a CMVM (para não falar das interferências do BdP na publicidade financeira e da Direção Geral da Concorrência na publicidade em geral).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmonteiroexpresso@gmail.com