Exclusivo

Opinião

“Liberdade de Expressão, mas...”

“Liberdade de Expressão, mas...”

Pedro Moura

Engenheiro informático e empresário de Tecnologias de Informação

A Liberdade de Expressão é provavelmente um dos conceitos simultaneamente mais e menos consensuais na nossa sociedade. Não, caro leitor, não há aqui paradoxo algum, apenas o fenómeno de se denominarem coisas diferentes pelo mesmo nome

Penso não errar ao afirmar que a esmagadora maioria da população se afirma defensora do direito universal à Liberdade de Expressão. Todos, sem exceção, devem poder dizer o que querem, a censura não é de todo desejável, e sim, este conceito é um pilar fundamental de uma sociedade democrática e livre (supostamente a sociedade em que estas mesmas pessoas querem viver).

Todavia, penso também não errar na opinião de que um grande número destes defensores da Liberdade de Expressão o não são na realidade. O conceito de Liberdade de Expressão tem-se transformado cada vez mais em ‘Liberdade de Expressão, mas (…)’. Ou seja, Liberdade de Expressão, mas devidamente condicionada para não ofender, indignar ou ir contra as opiniões ou sensibilidades de ninguém, sobretudo da miríade de grupos identitários que cada vez mais reclamam para si um ‘espaço de conforto e legitimidade’ que não pode ser questionado por nada nem ninguém.

Talvez seja surpreendente para muitos, mas ‘Liberdade de Expressão, mas…’ não é Liberdade de Expressão, nem de perto nem de longe.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mourax@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate