Exclusivo

Opinião

Como um vírus pode encolher a economia

O impacto dependerá da duração e intensidade da epidemia. Se for grave, pode causar uma recessão e as armas da política económica são limitadas

Quais são os efeitos económicos da epidemia do coronavírus que se alastra da China para o resto do mundo? Esta é uma pergunta que muitos fazem, mas que é de difícil resposta. E tem tudo que ver com a grande incerteza que prevalece sobre a natureza do corona vírus. Quão contagioso é o vírus? Qual é a taxa de mortalidade entre os infetados? Estas são perguntas para as quais, ao contrário do vírus da gripe anual, não temos uma boa resposta. Logo, é também difícil estimar o quanto o vírus irá afetar a população e quando a epidemia irá acabar. E as respostas a estas perguntas são muito importantes para conseguir estimar os efeitos económicos do vírus. Assim, caro leitor, sobre tudo o que escrevo nesta coluna mantenha alguma dose de desconfiança.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate