Newsletter Expresso Curto

Já todos fomos adolescentes

Já todos fomos adolescentes

Marco Grieco

Diretor de Arte

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.


Não sei se já viu, mas, se não viu, já deve ter ouvido falar ou lido algo sobre “Adolescência”, uma minissérie original, lançada recentemente e disponível numa bem conhecida plataforma de streaming.


Magistralmente filmada e interpretada, percorre um ambiente de tensão, emoção, proximidade e intimidade que dificilmente irão deixar um espectador indiferente. Pode muito bem ser a “série do ano”, mas pode também ser muito mais do que isso.


Lida com temas terríveis, assustadores e recorrentes: noutras épocas também havia “bullying”, violência, maldade, ressentimento e falta de comunicação entre as diferentes gerações. Nunca foi – nem nunca será – fácil compreender o que vai na mente de seres humanos com hormonas a fervilhar mas que ainda não controlam os seus próprios destinos.


Em diversas conversas, textos e análises sobre “Adolescência” é fácil perceber que o impacto da trama é tendencialmente maior nas pessoas que têm filhos. Pode ser um duro espelho de uma realidade que todos conhecemos mas que tentamos esquecer, esconder ou dissimular.


Mas calma, a realidade pode ser sempre pior que a ficção ou que as redes sociais…


Alerta Juntamente com esta edição, pode adquirir o segundo livro Portugal Autêntico, desta vez dedicado ao Centro, por apenas €4,90 (vá a expresso.pt/livros). Em cada fascículo vai ficar a conhecer 100 propostas para partir à descoberta do país genuíno, num total de 300 locais e experiências.

Mais dinheiro?

Luís Montenegro confia que os aumentos salariais vão dar resultados eleitorais e acena com mais descidas de impostos para empresas e classe média. Coligação vai mudar designação nos boletins de voto para Aliança Democrática PSD-CDS/PP. Objetivo é dar “o máximo de informação” ao eleitor.

Bebés sem teto

As mães que não têm garantido o alojamento acabam sem alta social para os seus recém-nascidos. Na maior maternidade de Lisboa, o número destes casos quadruplicou em apenas dois anos. Mais um reflexo da crise na habitação, que não permite dar resposta aos mais necessitados.

Eutanásia em Belém

A lei pode estar prestes a ter luz verde do TC, mas isso não significa entrada automática em vigor. Muito pelo contrário. Marcelo Rebelo de Sousa, — que vetou-a politicamente duas vezes e noutras duas pediu a intervenção do Tribunal Constitucional —, pode voltar a ter de decidir sobre a matéria.

E ainda…

. O que mudou depois da pandemia em 25 gráficos

. Apostas online, o grande jackpot que não toca a todos

. Ideias. De que políticas de habitação precisamos?

. Donald Trump ataca juízes, advogados e cidadãos, em nome dos “princípios e valores da América”

Dividendos também emigram

Perto de 70% dos dividendos que as empresas da Bolsa nacional vão distribuir, referentes ao exercício do ano passado, vão para acionistas fora de Portugal. Os principais destinos além-fronteiras são os Países Baixos (23,7%), a China (19,4%) e Angola (8,9%).

Ovos precisam-se!

Os Estados Unidos, pressionados pela escalada dos preços, racionamento das vendas e contrabando nas fronteiras, estão a procurar ovos para abastecer o mercado interno em todo o mundo, do Brasil à Turquia, à Coreia do Sul, à Indonésia e à… Portugal.

Especial IRS

Suplemento de 8 páginas para esmiuçar os seus impostos: os municípios mais “generosos”, os salários que ainda sofrem com a troika, o que muda na declaração deste ano e cinco ideias para uma reforma do IRS.

E ainda…

. Governo tem folga orçamental de €900 milhões este ano

. Miguel Stilwell de Andrade, presidente executivo da EDP: “Portugal é um dos países mais competitivos da Europa na energia”

. Empresas lançam “vagas-fantasma” para criar stock de potenciais candidatos

A mulher que Saramago quis apagar

Escritora premiada, Isabel da Nóbrega marcou a conservadora sociedade do Antigo Regime pela liberdade com que escolheu os seus amores. É mais recordada pela relação de quase 20 anos com o escritor José Saramago, que, entretanto, tentou apagá-la da sua obra. No ano em que completaria 100 anos, fomos conhecer os detalhes de uma vida ímpar.

Cinema novo

Num país sem “star system”, fomos descobrir os atores que, além das telenovelas, conseguem papéis regulares no grande ecrã. Joana Santos, Gonçalo Almeida, João Vicente e Isabél Zuaa têm estado em destaque no cinema português — e não só.

Um símbolo russo

Em entrevista, o recordista de títulos mundiais de xadrez Garry Kasparov denuncia a “exportação de corrupção” da Rússia e responsabiliza os líderes europeus pela “complacência” em relação a Putin.

E ainda…

. As ruínas que dão lugar a uma Lisboa cheia de vida

. Fisga: quem são os grandes consumidores europeus de café

. E depois de “Adolescência”? A série que está a mexer com as famílias

A todos um ótimo fim de semana.
Vemo-nos pelo Expresso.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGrieco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate