Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.
O Expresso, como eu, faz parte da Geração X. Segundo as estritas – mas pouco rigorosas – regras da demografia, tal denominação compreende todos os nascidos entre 1965 e 1979.
Antes de nós, foram os “Boomers”, herdeiros do inigualável progresso do pós-guerra. E, antes deles, a Geração Silenciosa, que engloba os nascidos durante a II Guerra Mundial e que hoje têm mais de 80 anos.
Depois de nós, já vieram os Y ou Millenials, os Z e os Alfa…
Agora, a partir de 2025 e até 2039, chegamos à Geração Beta!
Se tudo correr bem, sem episódios nucleares pelo meio, serão os primeiros nativos da inteligência artificial e vão enfrentar os impactos de uma crise climática cada vez mais aguda.
Se sobreviverem aos desafios deste século, terão uma vida mais longa do que a dos pais e mais tempo para viver com os netos. Quase todos vão chegar ao século XXII e terão entre 61 e 75 anos na virada do século.
E nesta altura, como hoje, o Expresso há de cá estar para informar e contar as suas histórias.
Faça o que eu digo…
Nuno Pardal Ribeiro, dirigente do Chega, apoiou castração meses após sexo com menor. Num discurso de pouco mais de dois minutos, acusado de recurso a prostituição de menores criticou a “desculpabilização de pedófilos e abusadores”. Já tivera, entretanto, o encontro com um adolescente de 15 anos.
Novos anúncios
Luís Montenegro quer mostrar o “ímpeto reformista” do seu Executivo e prepara novidades no sector da Justiça. Promete medidas de combate à corrupção e quer avançar também na reforma da Administração Pública.
Caso Odair
O Laboratório de Polícia Científica da PJ admite que a faca encontrada próxima ao corpo de Odair Moniz possa ter sido manuseada por uma pessoa que usava luvas para não deixar impressões digitais. Essa é uma das principais razões para explicar a inexistência de vestígios de ADN naquela arma.
E ainda…
. Miguel Sousa Tavares. É oficial, regressámos à barbárie
. Extrema-direita alemã em alta ameaça cordão sanitário
. Super Bowl. Patrick Mahomes e a história a cada lançamento
A terceira ponte
Nova travessia do Tejo, afinal, vai ter circulação de carros e de comboios. A Infraestruturas de Portugal recomendou que a nova ponte seja rodoferroviária e o Governo aceitou. CP pode comprar 22 comboios para alta velocidade. Aeroporto motiva braço de ferro com ANA.
Alerta Trump
Os Estados Unidos são o quarto maior destino das vendas de Portugal ao exterior e as medidas de Donald Trump já ativaram alerta laranja nas exportações portuguesas. Imposição de tarifas aduaneiras por Washington ameaça penalizar trocas comerciais e agravar a inflação, mas impacto concreto é ainda incerto.
Hotel Velhotes
A Sogevinus, dona da Velhotes, a marca mais vendida de Vinho do Porto em Portugal, está a apostar no enoturismo para ampliar o seu negócio e deve investir €50 milhões em hotel.
E ainda…
. Pandemia revela milhões em ajudas de custo ‘fantasmas’
. E se a Caixa Geral de Depósitos comprar o Novo Banco?
. Grupo espanhol pondera investir na Herdade Vale da Rosa
Crime importado
Os longos tentáculos do PCC, a violenta multinacional do crime organizado brasileiro, começam a chegar a Portugal. O Primeiro Comando da Capital, a maior organização criminosa da América Latina, tem células adormecidas, uma influência crescente sobre a economia legal e lutas de poder nem sempre bem sucedidas. Só a violência do Brasil ainda não foi – para já – importada para as ruas de Lisboa.
Um visionário desconhecido
Fernão Botto Machado era um homem muito à frente do seu tempo. O deputado republicano e socialista libertário morreu há cem anos. Poucos o conhecem, mas as suas causas são mais atuais do que nunca.
Inúmeros primos
O encolhimento das famílias, assim como a percentagem cada vez maior de filhos únicos, provocou uma queda abrupta no número de primos e poderá pôr em risco a existência deste parentesco. Mas o que tem de tão especial? Histórias de primos e do seu lugar entre pares.
E ainda…
. O reino desconcertante de Alexandre O’Neill
. O “Boca de Sapo” faz 70 anos
. R.A.P. DeepSeek e ChatGPT, um estudo comparativo
A todos um ótimo fim de semana.
Vemo-nos pelo Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGrieco@expresso.impresa.pt