Newsletter Expresso Curto

O fim do turismo selvagem?

O fim do turismo selvagem?

Marco Grieco

Diretor de Arte

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.


O turismo desenfreado tem sido tema de discussão em várias paragens mundo afora. Barcelona, Veneza, Paris e outras grandes cidades europeias têm tentado reforçar medidas para aliviar a pressão. As taxas turísticas, por exemplo, são um dos instrumentos que estão a ser introduzidos ou alargados nas cidades que já sofrem com um número excessivo de visitantes.


Amesterdão proibiu a construção de novos hotéis no centro da cidade, limitou horários de funcionamento e impôs restrições à venda de canábis. Barcelona quer acabar com o Alojamento Local até ao final de 2028. Veneza proibiu os megafones utilizados pelos guias turísticos e limitou os grupos a 25 pessoas no centro histórico e em ilhas como Murano ou Burano. Paris aumentou as suas taxas turísticas este ano em até 200%. E Copenhaga lançou um programa-piloto em que “obriga” os visitantes a trabalhar.


Por cá, sendo um dos motores da nossa economia, o turismo de massas também começa a incomodar. São recorrentes as vozes locais a queixarem-se de um excesso de visitantes, mas muitas vezes o interesse económico acaba por sobrepor-se ao interesse social.


As câmaras de Lisboa, Porto e Sintra são algumas das que já estão a aplicar medidas de contenção. Mas, ao invés de definir limites, apostam em medidas para dispersar os estrangeiros por mais pontos de interesse, diminuindo a concentração nas áreas mais populares.


Nesse equilíbrio quase impossível entre o bem-estar da população residente e a satisfação dos “invasores”, é virtualmente impossível agradar a todas as hostes. O tempo há de provar se estas medidas vão ajudar a pacificar – ou agudizar – esse complexo conflito de interesses…

Discriminação positiva!?

O esquema é discreto, como um segredo que não é para divulgar, embora já seja conhecido de muitos. Para captar dinheiro dos turistas sem afugentar a clientela nacional, alguns restaurantes cobram preços diferentes a visitantes estrangeiros e a portugueses. Têm menus apenas para portugueses ou preços mais baixos por dose. Segundo especialistas, “é uma tremenda ilegalidade”.

Beleza em Belém

Em entrevista ao Expresso, Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, considera que Leonor Beleza “é uma excelente candidata à Presidência”. O braço-direito de Luís Montenegro lança o nome da ex-ministra da Saúde – e atual presidente da Fundação Champalimaud – por mote próprio e coloca-a a par de outros como Marques Mendes, Durão Barroso ou Passos Coelho. Quando perguntado em quem votaria nas eleições norte-americanas, disse que “teria muita dificuldade” em escolher. Diz ter “discordâncias profundíssimas com a forma de estar e de fazer política de Donald Trump”, mas não suficientes para ter a certeza de que votaria na candidata Democrata.

Trump strikes back

Incapaz de contrariar a ascensão de Kamala Harris, Donald Trump quer “trazer a banda de volta” e repetir a receita vencedora de 2016. Esteve em campanha, sem poupar a adversária com adjetivos pouco lisonjeiros… Do outro lado da barricada, durante quatro dias, mais de 20 mil apoiantes à candidata Democrata encheram a Convenção de Chicago, agradecendo a Biden, vibrando com o casal Obama e outros convidados. Michelle Obama foi perentória: “Ele irá repetir as mesmas mentiras feias, misóginas e racistas, em vez de proferir uma ideia substantiva ou soluções para os problemas das pessoas. Ser pequeno nunca é a solução. Ser pequeno não é saudável e, francamente, não é próprio de um Presidente.”

E ainda…

. Plano recusado dava apoios imediatos à Madeira

. Médicos estrangeiros preferem privados ao SNS

. Taça América, a regata dos iates voadores

O Euro 2004 valeu a pena?

Dentro de campo, Portugal sonhava beijar o caneco, mas um golo da improvável Grécia deitou tudo por terra… Fora das quatro linhas, o Estado gastou muitos milhões para receber o Euro 2004 e a construção dos 10 estádios levou a maior fatia. Alguns estão hoje praticamente sem uso e são um fardo pesado para os municípios. 20 anos e mais de €1035 milhões depois, será que aprendemos alguma coisa?

Mais quartos para turistas…

A capital portuguesa está a despertar um apetite por novos hotéis, que vários especialistas consideram ser “imparável”, com a diferença de atrair, nesta fase, cada vez mais marcas internacionais e projetos que se posicionam no segmento de luxo. Num recente relatório europeu, Lisboa surge atrás apenas de Londres e Istambul, com 36 novos hotéis, totalizando 4425 quartos.

… e mais quartos para estudantes

Há mais de 175 mil alunos deslocados para uma oferta de apenas 15 mil camas. Entretanto, o número de quartos disponíveis duplicou no último ano e existem atualmente 5666, comparativamente com os 2674 disponíveis em julho de 2023.

E ainda…

. As bolas de Berlim estão caras? Ou nós é que estamos pobres?

. Agricultores ameaçam voltar à rua já em setembro

. Despedimentos coletivos em máximos desde a pandemia

Costa qual fénix

António Costa não só não é temente a Deus como deixou de temer a investigação do Ministério Público. Sobreviveu a uma demissão com estrondo e às suspeitas da Justiça. Caiu e reergueu-se num átimo para chegar onde queria: a presidência do Conselho Europeu. Forjar consensos entre os líderes e manter boas relações com Von der Leyen são desafios. Começa a trabalhar no início de setembro, mas só toma posse, efetivamente, a 1 de dezembro.

Futuro no feminino

Há quem acredite que o futuro será delas. O poder das mulheres é cada vez maior e 2024 poderá ficar na história como um ponto de viragem em múltiplas frentes. No desporto, na música, na política…

Falar “brasileiro”

O escritor e jornalista Sérgio Rodrigues aborda a língua portuguesa com um à vontade que só os brasileiros conseguem ter, sem pudor nem protocolo. Começou por apoiar o Acordo Ortográfico, mas passou a defender a afirmação de um português “brasileiro”, sem vergonha da sua forma diferente de falar.

E ainda…

. Quem cuida da imagem dos pivôs de televisão

. O verão – dos festivais – que nunca acaba

. Cinema em Veneza, um prenúncio para os Óscares


A todos um ótimo fim de semana.

Vemo-nos pelo Expresso.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGrieco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate