Newsletter Expresso Diário

Drones russos na Polónia, políticos franceses descarrilados e Sócrates com bilhete para o Brasil

Drones russos na Polónia, políticos franceses descarrilados e Sócrates com bilhete para o Brasil

João Miguel Salvador

Coordenador digital

Serviços de emergência polacos analisam estragos em edifício residencial em Wyryki, perto da fronteira com a Ucrânia
WOJTEK JARGILO

Olá,
E obrigado por se informar connosco.

O protocolo para o Estado da União estava fechado e o dia esperava-se calmo - a Europa ouviria Ursula Von der Leyen sem sobressaltos de maior, apesar da tensão transatlântica e da guerra na Ucrânia - mas a Rússia acabou por ser mais central do que se esperava esta quarta-feira.

Drones russos invadiram espaço aéreo polaco, e o mundo ficou em sobressalto, muito embora o Kremlin garanta que não tinha planos para atingir Polónia. O Expresso acompanhou a situação minuto a minuto no Expresso Fundamental e as reações de repúdio acumularam-se ao longo do dia. A NATO promete defender “cada centímetro” do território da aliança, após um ataque russo que estabelece “um precedente extremamente perigoso para a Europa”. As palavras são de Zelensky, cujo país tem sofrido na pele os avanços de Putin, mas a noção de perigo atravessou o continente.

Em França, Macron viu em Sébastien Lecornu - que salta da Defesa para o centro das atenções - o homem certo para tomar o lugar de primeiro-ministro. A situação é complexa, os franceses ameaçam “bloquear tudo” em protesto contra crise política e cortes, ao ponto de a capa do “Charlie Hebdo ”colocar líderes franceses num Elevador da Glória a descarrilar.

No que diz respeito à justiça, há novidades dos dois lados do Atlântico. Por cá, Sócrates revelou que precisa de “um momento” e que vai ao Brasil “por razões académicas e profissionais” e voltará a falar daqui a dez dias. No Brasil, julga-se o ex-Presidente da República: ao quarto dia, fez-se Fux e Bolsonaro respirou fundo.


Já quem não recebeu boas notícias foi Elon Musk, que deixou de ser o homem mais rico do mundo. Larry Ellison toma agora a dianteira.

Numa nota menos tecnológica e repleta de sabor, contamos como o repolho está a transformar-se numa estrela em vários restaurantes de luxo: “Se for bem tratado, é quase como servir uma posta de peixe ou um bife”.

Este Expresso Diário fica por aqui. Tenha uma ótima quarta-feira e acompanhe os nossos Exclusivos. Planeie os dias e horas de descanso, com as sugestões Boa Cama Boa Mesa. E divirta-se também com os nossos jogos (palavras cruzadas, sudoku e sopas de letras). Quanto a nós, já sabe que estaremos sempre por cá: no Expresso e na SIC, na Tribuna e na Blitz.



Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmsalvador@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate