Boa tarde,
O calor continua, e agora vêm aí as poeiras do Norte de África. São as notícias do tempo, no dia em que as novas tarifas globais determinadas por Donald Trump entram em vigor - o plano tarifário inclui um mínimo global de 10% e impostos a partir de 15% para os países que apresentem um excedente comercial com os EUA - mais uma nova taxa, entretanto anunciada: 100% sobre chips e semicondutores importados.
Dia também em que Moscovo confirmou que o Presidente dos Estados Unidos e o Presidente russo concordaram em reunir-se “nos próximos dias”. Diferente a reação quanto à intenção ontem manifestada por Trump de um encontro a três, que inclua Zelensky. Uma cúpula tripartidaé algo que o Kremlin descarta, refere o The Guardian.
Por cá, a greve nos serviços de saúde do Algarve está a afetar os serviços de urgência, consultas externas e o funcionamento do bloco operatório do hospital de Faro, disseram fontes dos sindicatos que convocaram a paralisação.
Há outras notícias que vale a pena destacar:
O plano de Netanyahu - A imprensa israelita avança que o primeiro-ministro israelita terá apresentado um plano final para a ocupação total de Gaza, plano esse que ainda terá de ser aprovado pelo gabinete de guerra, mas que terá luz verde de Donald Trump. O passo confirma o discurso de Netanyahu: “Estamos determinados a libertar Gaza da tirania dos terroristas”, afirmou num curto vídeo transmitido esta segunda-feira. Mesmo no seu círculo mais próximo, são muitas as críticas, mas o primeiro-ministro parece determinado em ir contra tudo e contra todos, incluindo o chefe de Estado-maior das IDF, as Forças Armadas de Israel. Eyal Zamir considera que “seria um erro e iria pôr em perigo a vida dos reféns”, tal como centenas de ex-chefes militares o condenam. Numa carta dirigida a Trump, mais de 550 pedem a intervenção do líder norte-americano para que convença Netanyahu a “acabar com a guerra injusta em Gaza”. Como se pode ler no artigo de José Pedro Tavares que hoje publicamos, “Israel já perdeu a voz moral, está a perder a diplomacia e arrisca-se a perder o controlo da narrativa”.
Sobre amamentação - Entre 2021 e 2025, a Autoridade para as Condições do Trabalho aplicou 10 multas e fez 13 advertências a empresas que impediram o gozo do direito a dispensa para amamentação ou aleitação. A resposta da ACT ao Expresso não inclui qualquer dado sobre infrações que possam ter sido cometidas por trabalhadores, mas informa que outros direitos também foram desrespeitados pelas empresas neste período, o que levou a entidade a atuar. Desde logo, o direito a dispensa para aleitação, que concede ao pai ou à mãe o direito à dispensa de duas horas diárias para aleitação do bebé (cinco casos que resultaram em coimas e quatro em advertências).
Despedida - “Era o nosso menino”, dizia Conceição Alves, uma adepta do Futebol Clube do Porto com 71 anos, na despedida de Jorge Costa. Milhares de pessoas fizeram questão de estar presentes, apesar do muito calor, e quase todos os portistas ali unidos fizeram questão de realçar as qualidades do jogador e do homem ”que nunca precisou de braçadeira para comandar". O André Manuel Correia esteve lá e escreveu sobre o que viu: “Havia respeito. Muito respeito”.
Drones - GNR, Força Aérea e municípios contam com cerca de meia centena de veículos aéreos não tripulados para prevenção e deteção de fogos rurais. Mas não só. Estes aparelhos já terão detetado o início de incêndios este ano - caso de um fogo de grandes proporções que alastrou em Alvarenga, no concelho de Arouca - mas também têm provas dadas como ajuda a localizar pessoas desaparecidas nos meios rurais,. Já encontraram 30 pessoas, em particular idosos, na maioria já com problemas de demência como Alzheimer. A tecnologia utilizada pelos drones, com recurso da Inteligência Artificial, permite descobrir silhuetas durante a noite, “Quando é detetada uma pessoa, o drone envia as coordenadas para uma equipa e é enviada uma patrulha para o local indicado para o reconhecimento do terreno”, como explica o tenente-coronel João Fernandes, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
A tarde vai a meio, continue a acompanhar a atualidade online e fique com outros destaques noticiosos desta quinta-feira. Amanhã estaremos de volta.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt