Newsletter Expresso Diário

Portugal em alerta: incêndios, imigração e ensino superior marcam a semana

Mariana Adam

Editora executiva

Foto Rui Duarte Silva

Boa tarde,

Portugal em alerta: o verão mais quente coloca o país sob pressão

Com dezenas de concelhos em risco máximo de incêndio, multiplicam-se os relatos de aldeias cercadas e populações deslocadas. Os bombeiros estão exaustos, e o primeiro-ministro admite: “há limites”. O Expresso acompanha ao minuto a evolução da situação e as respostas da Protecção Civil.

Mas nem só de incêndios se faz o verão político

A nova lei dos estrangeiros continua a gerar polémica. O Presidente da República aguarda a decisão do Tribunal Constitucional sobre o reagrupamento familiar, mas já deixou clara a sua posição: discorda politicamente da norma aprovada com os votos do Governo e do Chega. E lançou um aviso que ficará para registo: a lei “será julgada pela História”.

Termina hoje a 1ª fase das candidaturas ao ensino superior

Até ontem, tinham concorrido menos 15% de estudantes em comparação com o ano passado. A alteração nas regras de acesso e o fim do regime excecional criado durante a pandemia explicam parte da quebra. Mas levantam-se outras questões: o acesso à educação continua a ser universal? Ou será que os elevados custos da habitação e dos bens essenciais estão a afastar os jovens mais carenciados da universidade?

Rede de espionagem chinesa na Europa

Dos ciberataques a empresas e infraestruturas estratégicas às infiltrações em parlamentos e governos, a China parece estar a intensificar a sua rede de espionagem na Europa. Até no LinkedIn prosseguem os recrutamentos secretos — com métodos cada vez mais próximos dos utilizados pela Rússia.

Mesmo em férias, há muito para ler em expresso.pt.

No Expresso acompanhamos a atualidade com rigor, profundidade e independência.

Se quer estar sempre informado — mesmo em tempo de férias — sobre o que verdadeiramente marca o país e o mundo, subscreva o Expresso.

Assine aqui o Expresso.

Obrigado e até breve,
Mariana Adam

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate