Olá,
E obrigado por se informar connosco.
O tema da habitação está na ordem do dia, não faltam avisos sobre o aumento dos preços e a quebra na oferta de arrendamento, mas esta semana arranca com uma realidade que grande parte da população já tinha esquecido. Os bairros com falta de condições habitacionais faziam parte do passado, mas o agudizar da crise (mais de um quarto da população pobre vive sobrecarregada com as despesas com habitação) levou a que o número de barracas voltasse a subir.
Também as demolições estão agora de regresso, como denunciava este domingo o movimento Vida Justa. Hoje o bairro do Talude, em Loures, acordou com as manobras das máquinas preparadas demolirem habitações e os protestos subiram de tom: há famílias inteiras em risco de ficar em situação de sem abrigo. Os moradores estiveram esta segunda-feira concentrados em protesto contra a demolição de mais de 60 barracas, acusando a autarquia de não apresentar soluções para o problema. Já o governo central viu-se obrigado a alterar parâmetros da habitação a custos controlados, para conseguir atrair promotores.
A crise na habitação está para durar, como se escrevia num especial do Expresso dedicado ao tema, mas não o único assunto a marcar a agenda.
Aceite agora o meu convite para ler alguns dos artigos que preparamos esta segunda-feira, selecionados abaixo. Ou acompanhe tudo em direto no Expresso Fundamental.
Até breve,
João Miguel Salvador
1. Tarifas avançam mesmo este verão?
Donald Trump avançou este fim de semana com tarifas de 30% sobre importações europeias, que serão efetivas a partir de 1 de agosto. Mas o Comissário europeu do Comércio ainda não deitou a toalha ao chão. Maros Sefcovic recusa desistir de negociar com Estados Unidos após anúncio de tarifas por Trump. A Comissão Europeia insiste na via do diálogo ao mesmo tempo que procura outros parceiros.
2. Economia portuguesa deve terminar o ano bem abaixo da previsão do Governo
A economia portuguesa terá regressado ao verde no segundo trimestre, crescendo em cadeia e acelerando ligeiramente em termos homólogos, antecipam os economistas ouvidos pelo Expresso. Contudo, esperam um crescimento bem aquém dos 2% no conjunto de 2025. O Ministério das Finanças insiste em 2,4% e está cada vez mais isolado no seu otimismo.
3. Livre apresenta queixa contra Chega após leitura de nomes de crianças
O Livre avançou com uma queixa contra André Ventura e Rita Matias na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados pela leitura de nomes de crianças durante o debate sobre imigração. O partido irá também levar o tema à próxima Conferência de Líderes (marcada para quarta-feira, 16 de julho), a primeira depois do episódio. “Qualquer democrata tem de reagir”, defendem.
Este Expresso Diário fica por aqui. Tenha uma ótima segunda-feira e acompanhe os nossos Exclusivos. Planeie os dias e horas de descanso, com as sugestões Boa Cama Boa Mesa. E divirta-se também com os nossos jogos (palavras cruzadas, sudoku e sopas de letras). Quanto a nós, já sabe que estaremos sempre por cá: no Expresso e na SIC, na Tribuna e na Blitz.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmsalvador@expresso.impresa.pt