Newsletter Expresso Diário

TAP voa para a privatização, Rui Costa para a presidência do Benfica

TAP voa para a privatização, Rui Costa para a presidência do Benfica

Ricardo Marques

Jornalista

D.R.

Boa tarde,

Obrigado por estar com o Expresso.

A TAP vai descolar dentro de momentos rumo à privatização de 49,9% do capital. O anúncio foi feito pouco antes das 13h por Luís Montenegro – que interrompeu o Conselho de Ministros – e o plano concretizado em detalhe há momentos por Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação.

Desde logo, convém fixar o nome do novo presidente do Conselho de Administração da transportadora aérea nacional. Chama-se Carlos Oliveira, ex-secretário de Estado do Empreendedorismo. Preparámos um pequeno guia para explicar tudo o que está em causa neste negócio, que o Governo quer fechar no prazo de um ano. Apresentamos também os cinco grandes objetivos da venda, com a recuperação do dinheiro investido à cabeça.

Mas, afinal, que companhia é esta que está agora à venda? A concorrência aumentou nos últimos anos, e o Brasil é uma espécie de galinha dos ovos de ouro. Números para ler e perceber. Pode também seguir por aqui para perceber quanto vale a TAP.

É uma das notícias do dia: o Ministério Público realizou buscas nas esquadras da PSP do Rato e do Bairro Alto por suspeitas de tortura. Dois agentes da esquadra do Rato foram detidos, há suspeitas de crimes de tortura, ofensas à integridade física qualificadas, peculato e falsificações por parte de polícias.

Inesperadamente, há uns dias, e sem que quase ninguém desse por isso, numa insuspeita conferência sobre Sustentabilidade em Saúde, o Presidente da República largou uma bomba e levantou dúvidas sobre o número de residentes e imigrantes em Portugal. Uma coisa não joga com a outra: ou temos um milhão e seiscentos mil imigrantes e temos doze milhões de residentes, ou temos menos de 11 milhões de residentes e temos um milhão de imigrantes, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Sem surpresa, Rui Costa anunciou a recandidatura à liderança do Benfica, numa corrida eleitoral marcada para outubro e que já conta, até ao momento, com outros quatro nomes: João Noronha Lopes, Martim Mayer, João Diogo Manteigas e Cristóvão Carvalho.

Na Madeira, o PSD de Miguel Albuquerque já escolheu o candidato à Câmara Municipal do Funchal. Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, é o número dois do Governo da região.

Mais longe, vai sendo desenhado um novo Médio Oriente e Netanyahu surge como grande vencedor: derrotou o Hezbollah e o Hamas, neutralizou a ameaça iraniana e tem subjugado o Líbano e a Síria, à custa de um Estado palestiniano viável.

Em Lisboa, segue o julgamento de José Sócrates, o antigo primeiro-ministro acusado de corrupção. “As minhas declarações são a verdade. E não estou a dizer a verdade para me defender. A verdade defende-me. Estou a dizer a verdade há dez anos”, afirmou hoje em tribunal.

Fica para o fim uma sugestão, para quem está ou vai a caminho de Coimbra.

Já sabe, continuamos a acompanhar a atualidade em expresso.pt.

Até já!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RMarques@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate