Olá,
Esta segunda-feira morreu Jorge Bergoglio, o Papa Francisco que não resistiu à doença que já o deixara muitíssimo debilitado depois de um internamento numa clínica de Roma. O Expresso tem reunido uma série de textos que permitem enquadrar este argentino que mudou o tom do Vaticano aos olhos dos fiéis e não crentes. É por aqui que arranca este newsletter.
Tenha um bom final de tarde.
Até breve,
Pedro
1. O Papa do povo
Nasceu Jorge Bergoglio, morre Papa Francisco e a sua imagem imorredoura manter-se-á viva nas memórias de todos os crentes e ateus pela simplicidade, informalidade e proximidade que foi criando. E por ter posto sempre os fracos, pobres e oprimidos à frente de tudo o resto. O Expresso publicou e continuará a publicar vários textos, opiniões, vídeos e explicadores durante estes dias. Basta clicar aqui e seguir os temas.
2. Os deportados
Os portugueses residentes nos EUA preparam-se para a eventualidade de um dia alguém lhes bater à porta e indicarem-lhes o caminho para fora do país. O conselheiro das comunidades diz que há famílias em risco e que o Governo português está parado, não orienta, não age e é pouco profissional.
3. Quatro décadas de um mito
Há precisamente 40 anos, um jovem piloto brasileiro de Fórmula 1 levou um carro preto lendário a cruzar a meta do Grande Prémio do Estoril em primeiro lugar pela primeira vez na sua carreira, que se tornaria um mito. Chamava-se Ayrton Senna.
4. Quem manda no mundo?
O exercício que apresentamos é curioso, divertido e permite tirar conclusivos: sabe a idade dos chefes de Estado no mundo inteiro? E sabe quantos anos há entre os mais novos e os mais velhos? Vá por aqui.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pmcandeias@expresso.impresa.pt