Olá, boa tarde.
O modo como os dois candidatos à sucessão de Rio reagiram esta terça-feira ao anúncio da recandidatura do ainda líder do PSD, feito na véspera, ilustra bem as estratégias de ambos na luta pelo poder no partido. Na peça que faz a manchete do Expresso Diário desta terça-feira, o jornalista Miguel Carrapatoso assinala que se as tropas de Luís Montenegro reagiram com violência, as de Pinto Luz preferiram uma certa dose de condescendência e uma pitada de bonomia.
O número de portugueses a emigrar para o Japão aumentou pelo terceiro ano consecutivo. Os números ainda não são de monta, mas duplicaram numa década e em 2017 atingiram o seu valor mais alto. Os dados da OCDE apresentados esta manhã pelo Observatório da Emigração são analisados neste Expresso Diário pela jornalista Raquel Albuquerque, que refere que países do Norte da Europa (como Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia) também têm visto o número de emigrantes portugueses aumentar.
No Dia Internacional da Gaguez que hoje se assinala, a pedido do Expresso a deputada eleita pelo Livre escreve sobre a perturbação da fala que a afeta, e a milhares de pessoas. “Não tem graça, esta gaguez?”, pergunta Joacine Moreira na frase com que termina – e que titula – a sua crónica, onde regressa à sua infância: “Para mim a gaguez tem graça, sim senhora. E passo a explicar”…
Em mais um Índice de Citacionismo, desta feita um ‘especial Rui Rio’, Vítor Matos avalia “O ‘fake-tweet’ de Rio e as virtudes da recandidatura” do líder do PSD ontem confirmada. À primeira das duas citações de Rio por ele selecionadas, o editor de Política desta casa atribui uma nota rara: 20 valores.
De passagem por Portugal, o chefe de Estado Maior da Defesa Britânico, Sir Nick Carter, concedeu uma entrevista ao Expresso. Na conversa com a Ana França, mantida na residência do embaixador do Reino Unido em Lisboa, o militar que tem circulado pelas capitais da União Europeia para passar a mensagem de que a cooperação pós-Brexit na área da Defesa é um dado adquirido, adverte: “Nos próximos 20 anos temos de pressionar os governos a olharem para sul”.
Dois psicólogos desenvolveram uma app que pretende eliminar o peso dos curriculum vitae – ferramenta que consideram ultrapassada – no negócio do recrutamento. Os mentores da aplicação HireMe, a ser lançada na próxima Web Summit, explicaram à Cátia Mateus porque acreditam que a plataforma permite às empresas poupar tempo e custos associados aos processos de seleção.
Presente esta manhã na inauguração de um lagar de azeite no Alentejo onde o grupo hoteleiro Vila Galé investiu 3,5 milhões de euros, o ministro da Agricultura disse que “Portugal vai ser uma superpotência no azeite” dentro de dez anos. “O que está a acontecer no Alentejo é uma grande revolução agrícola”, disse Capoulas Santos, enfatizando que na última década o país quintuplicou a produção de azeite: “Se Portugal produzia 40% do que consumia, hoje produz 150% face às suas necessidades, e as nossas exportações estão a crescer 17% ao ano”, disse o ainda ministro naquele que terá sido um dos seus últimos atos oficiais, acompanhado pela Conceição Antunes, antes da passagem de testemunho.
Hoje temos três contribuições na Opinião: Francisco Louçã – “O diabo está nas pequenas coisas”; Daniel Oliveira – “Se o PSD for um partido normal...” e Henrique Raposo – “O odioso nacionalismo catalão”.
Devido ao avolumar de processos em tribunal e de queixas feitas junto das autoridades, nos últimos meses, sob a alegação de que alguns conteúdos são obscenos ou insultuosos das crenças religiosas, a Índia pondera regular os conteúdos dos gigantes do streaming, já que a lei atual não permite o controlo prévio desses mesmos conteúdos, cada vez mais populares. É este o tema do Ecrã meu, assinado como sempre pelo Luís Proença.
Boas leituras.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PCastro@expresso.impresa.pt