Newsletter Expresso Diário

Governo leva 24% da bancada do PS

Governo leva 24% da bancada do PS

Paulo Luís de Castro

Coordenador do Expresso Diário

Olá, boa tarde.

O novo Governo está fechado. Os ministros já eram conhecidos desde terça-feira da semana passada, e esta manhã foi divulgada a lista dos secretários de Estado, que António Costa entregou esta manhã ao Presidente da República, em audiência em Belém.

Com todos os nomes sobre a mesa, o David Dinis esteve a fazer as contas e concluiu que dos 69 elementos do novo Executivo, 24% saem diretamente da bancada parlamentar socialista e 23 dos escolhidos são novatos nas pastas. E concluiu que o novo Governo é um maná de curiosidades.

Para a tomada de posse da nova equipa poder avançar já só falta o veredicto do Tribunal Constitucional, que analisa uma queixa do PSD relativa à contagem dos votos de emigração. Uma questão de pormenor que deverá impedir a entrada em funções dos novos governantes antes de sexta-feira ou sábado próximos.

Com o arranque, esta noite nos Estados Unidos (já madrugada por estes lados), de mais uma temporada da NBA, é certo e garantido que haverá nos próximos tempos mais gente ensonada, nomeadamente os muitos (mesmo muitos) adeptos do espectáculo garantido pelo basquetebol profissional americano. Luís Cristóvão analisa o atual momento deste campeonato milionário onde os jogadores querem, podem e mandam.

Após sete dias de confrontos entre manifestantes e a polícia, o primeiro-ministro espanhol foi esta segunda-feira a Barcelona visitar os agentes feridos. E deixou a cidade sem aceitar reunir-se com o presidente do Governo regional, Quim Torra, que viu todas as suas múltiplas chamadas telefónicas dos últimos dias para Pedro Sánchez não serem atendidas. Em conferência de imprensa em Lisboa, a secretária dos Assuntos Exteriores e da União Europeia do Governo catalão, Mireia Borrell, não poupou Sánchez: “Não queremos impor a independência a ninguém. O que queremos é dialogar para encontrar uma solução política para um conflito que é político”. Os pormenores são-lhe trazidos pelo Hélder Gomes.

Em Portugal, 11,3% das pessoas com 65 e mais anos de idade estão empregadas. Este valor é o terceiro mais alto da União Europeia, escreve a Sónia M. Lourenço, mas a participação dos idosos no mercado de trabalho entrou em queda acentuada.

Na Opinião, dois contributos sobre temas bem distintos: Daniel Oliveira – “O PAN venceu, mas caminhou em campo aberto” e Henrique Raposo – “Com Jesus, sem Vieira”.

Das Dicas de poupança de hoje, o Pedro Andersson escreve sobre as alterações à lei que permitem a um qualquer proprietário de uma casa, mas que ainda esteja a pagar o crédito ao banco, arrendar a mesma sem ter de avisar a entidade bancária. Diz o meu camarada da SIC que esta é uma lei que dá mais liberdade ao consumidor.

Boas leituras.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PCastro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate