Loading...

Vídeo

João Costa: “Não deixemos em paz todos aqueles que promovem o ódio porque esses precisam mesmo da nossa intervenção”

Foi ministro da Educação no último Governo de António Costa e, no final do ano passado, publicou o livro “Manifesto pelas Identidades e Famílias - Portugal Plural”, como um desabafo para desmontar as “falácias” dos supostos ataques à “família tradicional”. Em entrevista ao podcast ‘A Beleza das Pequenas Coisas’, João Costa aponta os possíveis antídotos para acabar com os populismos num mundo que por vezes parece virado contra as pessoas e comenta o risco da polarização política influenciar os currículos escolares e universidades

João Costa: “Não deixemos em paz todos aqueles que promovem o ódio porque esses precisam mesmo da nossa intervenção”

Carlos Paes

Animação gráfica e edição de vídeo

João Costa cresceu numa família católica de classe média, em Setúbal, com os pais, os três irmãos mais velhos e a avó. Aprendeu a ler sozinho e sempre soube que queria ser professor. Assumiu a pasta da Educação no último Governo de António Costa e, conta em entrevista ao podcast ‘A Beleza das Pequenas Coisas’, o pior dia como ministro terá sido quando a sua mãe foi insultada por ele ser filho dela. “Aí pensei bater com a porta.”

Atualmente dirige a Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva e revela pela primeira vez a depressão crónica que sofre desde cedo, invisível aos outros, diagnosticada há sete anos. “É um quadro solitário, porque há estigma, não se fala.”

Oiça aqui a entrevista na íntegra:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate