Minuto Consumidor: as dicas de que precisa ao arrendar uma casa
Com a ajuda da especialista Sofia Lima, da Deco ProTeste, deixamos algumas dicas ao arrendar uma casa, neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores
Com a ajuda da especialista Sofia Lima, da Deco ProTeste, deixamos algumas dicas ao arrendar uma casa, neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores
O mercado de habitação está a ser marcado pela falta de oferta de imóveis e por uma rápida escalada dos preços. É importante redobrar a atenção ao assinar um contrato de arrendamento. Sofia Lima, especialista da DECO ProTeste, associação de defesa do consumidor, juntou algumas dicas.
Comece por procurar as ofertas em diferentes sites, de forma a compará-las e optar por aquela que compensa mais, seja em custos ou em proximidade do trabalho/estabelecimento de ensino.
Não escolha nenhuma casa sem antes a visitar, de forma a confirmar todas as informações que estavam no anúncio, bem como o estado do imóvel em questão.
Para ter a certeza da legalidade do negócio, pode solicitar alguns documentos ao proprietário:
Se arrendar através de uma mediadora não é necessário pedir estes documentos, já que será assegurado pela própria mediadora.
Segundo a Deco ProTeste, os contratos de arrendamento devem incluir vários elementos e, se houver acordo, deve ser assinado por escrito.
No caso de se tratar de uma casa mobilada, deverá ser elaborada uma adenda com o registo de todos os bens.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: taribeiro@expresso.impresa.pt