Poupar água ganha uma relevância cada vez maior já que ultrapassamos épocas de seca severa e as perspetivas futuras não parecem animadoras.
O mês de julho foi o mais quente a nível global, segundo o serviço europeu Copernicus.
Mas qual é a verdadeira importância de pouparmos água? Elsa Agante, especialista da DECO Proteste, associação de defesa do consumidor, deixa alguns exemplos: um duche que demore 10 minutos, sem pausas, pode gastar até 150 litros de água e deve, ainda, optar por lavar a loiça na máquina, já que assim tem um gasto de cerca de 12 litros de água, e se lavar à mão gastará cerca de 12 litros por minuto.
Há dicas que já não são uma novidade, como preferir duche rápido em vez de banho de imersão, desligar a torneira enquanto lava os dentes e lavar a loiça evitando deixar a água a correr ou optar pela máquina.
Uma dica menos comum, mas muito eficaz, é aproveitar a água que deixa a correr para que aqueça, antes de ir tomar banho. Para isso, pode colocar um recipiente na banheira que recolha a água, para depois ser utilizada para regar, limpar ou qualquer outro fim.
Mas há alguns dispositivos que pode instalar em sua casa, por um investimento não muito elevado, e que no final das contas, podem mesmo fazer a diferença.
Pode instalar uma cabeça de chuveiro eficiente, que reduz a água consumida, mas mantém o conforto. Mas atenção, se tiver um esquentador ou uma caldeira a redução para um caudal inferior a cinco litros por minuto pode impossibilitar a utilização do aparelho .
Existem ainda redutores de caudal que pode colocar nas torneiras da sua casa, seja na casa de banho ou na cozinha, que podem reduzir o consumo de água para metade. Para isso, deve saber qual a pressão da água na sua área de residência – ao ligar para a entidade gestora desse concelho – e medir o caudal da água na sua casa.
Também pode poupar no autoclismo através de um sistema de dupla descarga, sendo que uma delas descarrega o dobro da água da outra. Pode comprar um sistema universal e montá-lo no seu autoclismo.
Tem ainda a possibilidade de instalar um retardador de enchimento do autoclismo, que faz com que exista um atraso na abertura do mecanismo de enchimento do autoclismo.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: taribeiro@expresso.impresa.pt