Minuto Consumidor

Minuto Consumidor: Dicas para poupar na fatura da eletricidade

31 outubro 2021 20:00

Teresa Amaro Ribeiro

Existem maneiras fáceis de poupar na fatura da luz. Saiba quais são neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

31 outubro 2021 20:00

Teresa Amaro Ribeiro

Aquela dica que todos sabem, mas muitos não o fazem: desligue as luzes quando sair dos compartimentos e quando não faz falta estarem ligadas. Se tiver boa luz natural em casa, aproveite-a antes de anoitecer.

Quanto às tarifas, tem duas opções e deve escolher a que for mais benéfica para os seus horários: a tarifa simples e a bi-horária. Deve optar pela tarifa simples se está permanentemente em casa, ou não tem horários fixos. Se estiver fora a maior parte do dia, pense na possibilidade da tarifa bi-horária. Guarde os seus maiores consumos para depois das 22h, que é a hora em que pagará menos. Tenha também em atenção as diferentes tarifas dos diferentes operadores.

Outra questão, provavelmente das mais importantes, é a utilização de lâmpadas económicas, como as lâmpadas LED. Procure saber quais serão as mais indicadas para si, consoante o uso que lhes dá. Tenha em atenção que são um pouco mais caras, mas que compensará no futuro.

Outro grande e muito comum erro de desperdício de energia é deixar os diversos aparelhos em standby, como as televisões. Sendo que não estão completamente desligados, os aparelhos continuam a gastar energia, mesmo sem estarem a ser utilizados.

Se vai comprar novos eletrodomésticos, opte pelos mais eficientes. Pode ter acesso a essa informação através da etiqueta energética, os melhores são os da classe A e os menos eficientes os da classe G.

Outra medida que pode tomar e que é bastante eficiente é rever a potência que tem contratada. Por vezes, as casas têm contratadas potências superiores àquelas que precisam, o que leva a um gasto maior na conta da eletricidade. Tome atenção às vezes em que o quadro elétrico vai abaixo. Se nunca for, é porque tem uma potência mais alta do que precisa. Se apenas for abaixo quando tem demasiados equipamentos ligados, tem a potência ideal para si. Faça esta avaliação por tentativas, pedindo as alterações gratuitamente à empresa com que possui o contrato.

Saiba que um dos locais da sua casa onde gasta mais energia é na cozinha, tanto a cozinhar como em todos os eletrodomésticos que utiliza. Não tenha a temperatura do frigorifico muito elevada, evite abrir e fechar tantas vezes as portas do frigorifico e do forno, pois irá sair frio e calor, respetivamente. Quando cozinha, no fogão ou no forno, desligue os aparelhos um pouco mais cedo e aproveite o calor que fica para terminar de cozinhar os seus alimentos. Ligue as máquinas de lavar roupa e louça quando já estiverem cheias, no programa económico e a temperatura baixa.

Analise sempre a sua fatura mensal, de forma a saber quanto está a pagar a mais ou a menos que a tarifa normal. Se vir que está a pagar mais, realize uma simulação de pagamento online na sua empresa ou noutra concorrente.

O "Minuto Consumidor" é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Notícias, com o apoio da DECO Proteste. Envie as suas dúvidas para minutoconsumidor@deco.proteste.pt.