Lusa

Irão diz ter capacidade para destruir mais drones norte-americanos

Irão diz ter capacidade para destruir mais drones norte-americanos
SAUL LOEB/GETTY IMAGES

O comandante das forças navais do Irão, Hossein Khanzadi afirmou que o Irão “pode, a qualquer momento, responder novamente de forma destrutiva” e que “o inimigo sabe disso”

O comandante das forças navais do Irão, almirante Hossein Khanzadi, avisou os Estados Unidos sobre a capacidade do Irão para derrubar mais aparelhos não tripulados (drones).

As declarações do oficial de alta patente do Irão surgiram uma semana após o escalar da tensão entre Washington e Teerão, agravada pelo derrube de um “drone espião” que sobrevoava uma zona entre o Golfo Pérsico e o Estreito de Ormuz. Citado pela agência de notícias Tasnim, Hossein Khanzadi afirmou que o Irão “pode, a qualquer momento, responder novamente de forma destrutiva” e que “o inimigo sabe disso”.

Entretanto, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chegou esta segunda-feira à Arábia Saudita, onde deverá encontrar-se com o rei saudita Salman e o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, antes de se deslocar aos Emirados Árabes Unidos, outro parceiro dos EUA.

Após a destruição do drone, na semana passada, Washington preparou uma retaliação militar que foi suspensa pelo presidente dos Estados Unidos, com a justificação de que o ataque resultaria em 150 mortos. Espera-se, ainda assim, uma retaliação, possivelmente de natureza militar, além das novas sanções que foram já anunciadas por Trump e que vão ser aplicadas esta segunda-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate