Longevidade

Os jovens que levam animação e cuidados de saúde aos idosos de Bragança

Loading...

Localidades mais periféricas e isoladas do concelho são visitadas por equipas da Cruz Vermelha. Fazem-se rastreios à diabetes e colesterol, mas também não faltam momentos de diversão

A visita da equipa da Cruz Vermelha é sempre motivo de satisfação para os 20 habitantes da aldeia de Guadramil, uma das localidades mais periféricas e isoladas do concelho de Bragança. O rastreio da diabetes, do colesterol e da tensão arterial já se tornou rotina mensal e nem Albertina e Domingos, que com 92 e 96 anos são o casal mais velho da aldeia, faltam à consulta.

A SIC acompanhou uma equipa de enfermagem que, além dos rastreios, deixa conselhos a ter com a saúde e muitos passam pela alimentação, ainda que muitos não consigam resistir às iguarias da região.

Há também um lado mais lúdico destas visitas, com jovens a promover o envelhecimento ativo com várias atividades. São momentos de diversão que, para uma população que vive cada vez mais isolada, fazem toda a diferença.

Longevidade

É o ano dois do projeto que o Expresso lançou em 2022, com o apoio da Fidelidade e da Novartis. Durante este ano vamos olhar para os desafios da longevidade que se colocam às pessoas, às comunidades, às empresas e ao Estado. Agora que vamos viver mais anos, a meta é chegarmos novos a velhos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate