Legislativas 2019

Marcelo dá posse ao Governo na próxima quarta-feira

17 outubro 2019 13:39

manuel almeida/lusa

Presidente anunciou posse do Governo para quarta-feira de manhã. Marcelo aplaudiu o aumento da participação eleitoral nos círculos da emigração

17 outubro 2019 13:39

A posse do novo Governo vai ser na próxima quarta-feira no palácio de Belém. O anúncio foi feito pelo Presidente da República, esta manhã, à saída de mais um programa “Desportistas no Palácio”, desta vez com o judoca Jorge Fonseca: "Em princípio, a posse será quarta-feira ao fim da manhã".

Após publicados os resultados eleitorais, será convocada a primeira reunião da Assembleia da República que o Presidente disse dever ocorrer, "como se espera, na terça-feira". A confirmar-se este calendário, Marcelo dará posse, "desejavelmente a todo o Governo" (ou seja, ministros e secretários de Estado) no dia seguinte.

Confrontado com os números recorde da abstenção que subiram para 51,4% nas legislativas, Marcelo Rebelo de Sousa disse que o facto de ter havido muito mais votantes nos círculos da emigração – o recenseamento automático fez subir em cerca de um milhão o número de portugueses aptos a votar - teve responsabilidades mas, apesar de tudo, também teve um lado positivo.

"Acho preferível ter muitos mais compatriotas que vivem no estrangeiro a votar do que ficar preso pelo problema de poderes ainda ser mais (os abstencionistas", afirmou o Presidente.