Legislativas 2019

Aliança critica uso de cerveja em cartazes e eventos do Iniciativa Liberal

Aliança critica uso de cerveja em cartazes e eventos do Iniciativa Liberal

O partido diz que esta é uma “tentativa de atrair os jovens”, mas que é “errada”. “Não é algo que deva fazer parte de uma campanha eleitoral”, diz Ana Costa Freitas, número dois da lista do Aliança em Lisboa

O Aliança critica o partido Iniciativa Liberal por estar a organizar eventos chamados ‘Cerveja Liberal’ e a usar imagens de garrafas de cerveja nas redes sociais no âmbito das suas ações de campanha. “É uma tentativa de atrair os jovens. Mas temos de os atrair de outra forma. Não é algo que deva fazer parte de uma campanha eleitoral. É a mensagem errada”, afirma Ana Costa Freitas, número dois da lista do Aliança por Lisboa.

O que está em causa, segundo as críticas do partido, é também a utilização de bebidas alcoólicas em cartazes e em fotografias partilhadas em redes sociais como o Facebook e o Instagram, no âmbito da campanha eleitoral.

“Choca-me que façam este tipo de utilização. Deveriam ser mais sérios”, sublinha Ana Costa Freitas, também reitora da Universidade de Évora. “Chegámos a este cúmulo, em que se usa galhofa para atrair pessoas”, afirma, defendendo que o que está em causa é “atrair nichos”, mas “pegando em ideias que não dizem nada sobre o que realmente defendem”.

“As campanhas eleitorais têm vindo sucessivamente a diminuir de qualidade. Hoje temos cada vez mais ataques pessoais e lavar de roupa suja. Mas o que as pessoas querem é ser esclarecidas.”

O Iniciativa Liberal destacou-se, sobretudo nesta primeira semana de campanha, pelos outdoors criativos, apelativos e irreverentes que colocaram. Ana Costa Freitas considera que esse não é o problema. "Uma coisa é um modelo de campanha, outra coisa é um cartaz que passa a mensagem errada ou que não passa nenhuma."

Santana Lopes, presidente do Aliança, fez referência nos últimos dias aos partidos que fazem “campanha com banda desenhada”, sublinhando que o seu partido, pelo contrário, “fala a sério sobre assuntos sérios”. “Também poderíamos pôr cartazes de banda desenhada, que até de certeza ganharão concursos de criatividade. Mas nós falamos a sério de assuntos sérios.”

Santana: 3,4% na Aliança “já seria bom” e não é um número por acaso

O presidente do Aliança saiu de Lisboa e do Porto pela primeira vez na campanha. E seguiu rumo ao Alentejo, para visitar uma criação de gado, uma vinha e um clube de caçadores. Numa das duas garrafas de vinho que lhe foram oferecidas dizia: ‘talha 34’. Santana Lopes contou que esse é coincidentemente um número que o acompanha há muito tempo, já desde a escola. Para o Aliança, nestas legislativas, só mesmo um 3,4%. “Já era um bom resultado”, confessou o presidente do partido, numa visita a uma das vinhas da Quinta da Pigarça, em Ferreira do Alentejo.

No meio da vinha e perto de um curso de água com origem no Alqueva, Santana Lopes ouviu João Canena, dono da quinta e produtor de vinho biológico, falar sobre a dificuldade em arranjar mão-de-obra para trabalhar nas vinhas e a procura que aquelas terras têm tido por investidores estrangeiros.

Antes da vinha, o cabeça de lista por Lisboa visitou uma ganadaria, onde ouviu as críticas à opção do reitor da Universidade de Coimbra de retirar a carne de vaca das ementas da cantina. “As declarações são de uma irresponsabilidade total”, afirmou António Brito Paes, dono da ganadaria, no Cercal do Alentejo, garantindo que já se sentem efeitos “no preço dos bovinos.”

Antes de acabar a passagem pelo Alentejo, este domingo, Santana passou pelo Clube de Caçadores de A-do-Pinto, em Serpa. Um molho de pombos mortos acabados de caçar estavam presos por uma corda nos dentes de um javali, pendurado na parede. A visita já começou atrasada e foi rápida.

Do apoio à caça rapidamente a conversa saltou para as queixas dos caçadores sobre as suas pensões baixas e a “desilusão” com a política que os faz afastar das urnas no próximo domingo.

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