Legislativas 2019

Legislativas. Mais de 37 mil portugueses aderem ao voto antecipado, 23 mil emigrantes já foram às urnas

Legislativas. Mais de 37 mil portugueses aderem ao voto antecipado, 23 mil emigrantes já foram às urnas
GREGÓRIO CUNHA

Os últimos registos indicam que, entre o dia 13 e 24 de setembro, 23.686 emigrantes portugueses já votaram

Legislativas. Mais de 37 mil portugueses aderem ao voto antecipado, 23 mil emigrantes já foram às urnas

Fábio Monteiro

Jornalista

Até à meia-noite de terça-feira, 37.440 portugueses já se tinham inscrito para votar antecipadamente nas eleições legislativas, segundo dados do Ministério da Administração Interna (MAI). Esta quinta-feira termina o prazo de inscrição para aqueles que pretendem votar já no domingo, 29 de setembro.

Os números do MAI indicam que os portugueses, como é hábito, estão mais mobilizados politicamente para as legislativas do que para as europeias. Nas eleições para o Parlamento Europeu, que ocorreram em maio, apenas se inscreveram na modalidade de voto antecipado 19.584 eleitores. Ou seja, quase metade do número de inscritos para as legislativas. O total de cidadãos nacionais que escolheram votar antes do dia 6 de outubro será conhecido no sábado.

O número de eleitores registados para votar via postal disparou nestas eleições. Enquanto em 2015 eram apenas 242.852, este ano mais do quintuplicou para 1.466.754. Até ao momento, foram expedidas 1.464.514 cartas de envio – 895.386 eleitores inscritos no círculo Europa e 569.128 no círculo Fora da Europa. Os últimos registos indicam que, entre o dia 13 e 24 de setembro, 23.686 emigrantes portugueses já votaram.

Ao mesmo tempo, o número de eleitores que já votaram antecipadamente – por estarem doentes ou detidos num estabelecimento prisional – também aumentou este ano. Há quatro anos, apenas 89 doentes e 675 reclusos haviam votado, até esta data; este ano, porém, 139 doentes e 2663 reclusos já votaram. Esta quinta-feira, 26 de setembro, é o dia limite para estes eleitores, mas todos os registos anteriores já foram ultrapassados.

Último dia para votar antecipadamente

Quem quiser votar já no próximo domingo, ainda está a tempo. Para tal, tem de aceder à página criada pelo MAI criada para esse propósito. Aí, terá de fornecer alguns dos seus dados – como o número de cartão de cidadão e data de nascimento – e escolher o balcão (ao nível nacional) onde pretende votar. Este procedimento, na teoria, não deverá demorar mais do que cinco minutos. O prazo limite para a inscrição é hoje à meia-noite. Depois dessa hora, quem quiser votar terá de comparecer dia 6 de outubro no local onde está recenseado.

Para saber onde vai votar, pode utilizar outro serviço do Estado. Basta enviar uma SMS para o número 3838 escrevendo a mensagem RE <espaço> nº de Identificação civil <espaço> data de nascimento AAAAMMDD. A mensagem não tem custos. Segundo números do MAI, até ao dia 23 de setembro, 28.860 portugueses já tinham recorrido a esta ajuda.

Maioria absoluta do PS? Últimas sondagens dizem não

Segundo as sondagens diárias da Pitagórica, feitas para a TVI, TSF e Jornal de Notícias, o partido de António Costa continua com larga margem de avanço nas intenções de voto, mas o PSD “recuperou” significativamente e saiu no poço dos 20%.

O último inquérito – feito na quarta-feira – deu ao PS 36,4% nas intenções de voto, enquanto o PSD ficou-se pelos 27%. Ou seja, uma diferença de 10 pontos percentuais, metade do valor que chegou a apontar a sondagem mais trágica para os sociais-democratas.

O terceiro partido com mais intenções de voto continua a ser o Bloco de Esquerda, com 10,6%. O CDS-PP obteve 4,4% e a CDU conseguiu 6,9%. Já o PAN ficou-se pelos 3%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate