Guerra no Médio Oriente

Israel ataca mais uma instalação nuclear iraniana

Isfahan, uma instalação central nuclear no Irão
Isfahan, uma instalação central nuclear no Irão
Maxar

Israel atacou instalações nucleares no Irão; Trump avalia entrada dos EUA no conflito, segundo o Financial Times. Tensão aumenta no Médio Oriente

Israel ataca mais uma instalação nuclear iraniana

David Dinis

Diretor-adjunto

Israel lançou um ataque aéreo de grande escala contra instalações nucleares iranianas, incluindo dois centros de produção de centrifugadoras na região de Isfahan, noticiou o Financial Times. Segundo o exército israelita, a ofensiva ocorreu durante a noite e envolveu cerca de 50 aviões de combate, numa escalada significativa das hostilidades com Teerão.

Apesar da ofensiva, a instalação subterrânea de Fordow, considerada a mais protegida do programa nuclear iraniano, permaneceu fora do alcance. O jornal britânico lembra que apenas as bombas “bunker-buster” norte-americanas transportadas por bombardeiros B-2 teriam capacidade para danificar o complexo, embora o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tenha insinuado que Israel poderá recorrer a métodos clandestinos, como sabotagem.

Entretanto, a presença israelita no espaço aéreo iraniano terá enfraquecido a capacidade de resposta militar do Irão e eliminado vários altos responsáveis das forças armadas do país. O líder supremo, Ayatollah Ali Khamenei, tem-se mantido afastado da esfera pública após ameaças vindas de Telavive.

Trump mostrou-se relutante em aceitar um cessar-fogo como condição para negociações. “É muito difícil parar quando se olha para isto. Israel está a sair-se bem em termos de guerra e penso que se pode dizer que o Irão está a sair-se menos bem”, afirmou, criticando também a ineficácia das conversações lideradas pela Europa em Genebra, nas quais os EUA não participaram.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ddinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate