Médio Oriente

Ataques aéreos atingem várias cidades do Iémen

Ataques aéreos atingem várias cidades do Iémen
Manuel Augusto Moreno

Os ataques acontecem um dia após os Huthis terem reivindicado o ataque a um cargueiro grego e a vários outros navios ao largo da costa do Iémen, em resposta aos ataques israelitas a Rafah

Ataques aéreos atingiram esta sexta-feira várias zonas do Iémen, incluindo a capital Sana e a cidade portuária de Hodeida, segundo testemunhas e meios de comunicação social locais.


Os jornalistas da agência de notícias francesa France-Presse (AFP) ouviram fortes explosões em ambas as cidades.

Também o canal al-Masira, controlado pelos rebeldes iemenitas Huthis, acrescenta que os ataques atingiram ainda infraestruturas de telecomunicações na cidade de Taëz, tendo "várias pessoas" morrido ou ficado feridas.

O canal Huthi atribuiu todos estes ataques aéreos às forças americanas e britânicas destacadas na região.

Os ataques acontecem um dia após os Huthis terem reivindicado o ataque a um cargueiro grego e a vários outros navios ao largo da costa do Iémen, em resposta aos ataques israelitas a Rafah.

O navio Laax, de bandeira das Ilhas Marshall e operado pela Grécia, anunciou na terça-feira que tinha sido atingido por três mísseis.

Os rebeldes iemenitas atacaram igualmente cinco outros navios, explicando que estes atos foram realizados "em resposta aos crimes do inimigo sionista contra as pessoas deslocadas em Rafah", na sequência de ataques a campos de deslocados palestinianos nesta cidade do sul da Faixa de Gaza.

Desde novembro que os Huthis levam a cabo dezenas de ataques no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, alegando atacar navios em solidariedade com o povo palestiniano, no contexto da guerra entre Israel e o Hamas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate