Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Rússia anuncia tomada de aldeia perto da fronteira

Forças ucranianas disparam contra posições russas perto de Chasiv Yar, na região de Donetsk.
Forças ucranianas disparam contra posições russas perto de Chasiv Yar, na região de Donetsk.
Press service of the 24th Mechanized Brigade HANDOUT

A Rússia anunciou este domingo a tomada de uma aldeia na região ucraniana de Soumy (nordeste), fronteira com o seu território e onde é muito raro reivindicar avanços

A Rússia anunciou a tomada de uma aldeia na região ucraniana de Soumy (nordeste), fronteira com o seu território e onde é muito raro reivindicar avanços.

O Ministério da Defesa russo afirmou, em comunicado, que os soldados tomaram a aldeia de Bassivka, muito perto da Rússia.

Desde março, Moscovo já reivindou a tomada de uma aldeia vizinha, Novenke, o que representou então a primeira vez desde a retirada russa em 2022, apesar de Kiev ter alegado que os seus soldados estavam a "repelir" as tropas russas nesta zona.

A região de Soumy foi parcialmente ocupada no início da ofensiva russa há três anos, mas as tropas russas retiraram-se na primavera de 2022.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em meados de fevereiro que as suas forças tinham entrado na Ucrânia a partir da região de Kursk, no outro lado da fronteira, o que Kiev classificou como "mentira".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate