Guerra na Ucrânia

Rússia não está aberta a cessar-fogo temporário, revela assessor de Putin

Rússia não está aberta a cessar-fogo temporário, revela assessor de Putin
Getty Images

“Não é nada mais do que um fôlego temporário às tropas ucranianas”, disse Yuri Ushakov, assessor de política externa

O assessor de política externa do presidente russo disse esta quinta-feira que a Rússia não está disponível para o cessar-fogo temporário que está em cima da mesa para com a Ucrânia.

“Não é nada mais do que um fôlego temporário às tropas ucranianas”, segundo Yuri Ushakov disse à televisão estatal russa, citado pelo Financial Times.

Segundo a mesma fonte, o assessor disse ainda que espera que esta posição seja tida em conta pelos Estados Unidos da América nas conversações. O enviado especial dos EUA para o Médio Oriente, Steve Witkoff, aterrou em Moscovo para se encontrar com altos responsáveis russos sobre a Ucrânia.

A Rússia tem estado a fazer avanços em território ucraniano: Vladimir Putin visitou a região de Kursk, com o exército russo a reclamar a reconquista de uma localidade que era o centro de resistência ucraniana naquela região.

Entretanto, a agência russa TASS adianta que Vladimir Putin, no âmbito da conferência de imprensa após o encontro bilateral com o presidente bielorrusso, poderá fazer declarações sobre a Ucrânia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate