Exclusivo

Guerra na Ucrânia

“Vou negociar”: Donald Trump diz que os Estados Unidos têm de “sair” da guerra na Ucrânia

Donald Trump
Donald Trump
Kevin Dietsch

Donald Trump disse que os Estados Unidos da América precisam de “sair” da guerra na Ucrânia e que Joe Biden e Kamala Harris não tinham planos para o fazer. “Biden e Kamala colocaram-nos nesta guerra na Ucrânia e agora não conseguem tirar-nos de lá”, afirmou, quando discursava na Geórgia

“Vou fazê-lo. Vou negociar, vou sair.” Desta vez, Donald Trump não poderia ter sido mais claro. O candidato presidencial republicano frisou, na terça-feira, que os Estados Unidos da América (EUA) têm de “sair” da guerra da Ucrânia, e ainda acusou a vice-presidente democrata Kamala Harris e o Presidente Joe Biden de não terem planos para concretizar essa saída.

Ao discursar na Geórgia, Trump apontou o dedo aos adversários: “Biden e Kamala colocaram-nos nesta guerra na Ucrânia, e agora não conseguem tirar-nos de lá. Não conseguem tirar-nos de lá.”

Apesar de não terem tropas na Ucrânia, os EUA têm prestado assistência militar e humanitária no valor de milhares de milhões de dólares à Ucrânia. Trump considera que o país está amarrado ao conflito. “Acho que estaremos presos nesta guerra, a não ser que eu seja Presidente. Vou fazê-lo. Vou negociar, vou sair. Temos de sair. Biden diz ‘não vamos sair até ganharmos’. O que acontecerá se ganharem?”

Donald Trump levantou dois conflitos históricos para sugerir que Moscovo não perderia. “O que acontece se eles ganharem? É isso que fazem, fazem guerras. Como alguém me disse no outro dia, venceram Hitler, venceram Napoleão. É isso que eles fazem. Eles lutam. E não é agradável.” A Rússia perdeu a guerra Russo-Otomana de 1710-1711, a guerra da Crimeia de 1853 contra o Reino Unido e a França, a Russo-Japonesa de 1904, a guerra polaca de 1920, a guerra do Afeganistão, a primeira guerra da Chechénia, entre 1994 e 1996. E muitos analistas consideram até que saiu derrotada da Guerra Fria.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate