Os caças F-16, há muito pedidos por Kiev, já estão a ser usados por pilotos ucranianos, garante o Presidente Volodymyr Zelensky. “Os F-16 estão na Ucrânia. Conseguimo-lo! Estou orgulhoso dos nossos homens que estão a dominar estes caças e já começaram a utilizá-los pelo nosso país”, disse este domingo o chefe de Estado, citado pela agência de notícias Reuters.
O anúncio foi feito numa base aérea, cuja localização as autoridades ucranianas pediram para não ser revelada pelos jornalistas por razões de segurança, com Zelensky ladeado por dois F-16 e outros dois a sobrevoar o local.
O Presidente reconheceu que o seu país não dispõe ainda de um número suficiente destes caças nem de pilotos treinados para os pilotar. “O aspeto positivo é que estamos à espera de mais F-16” e “muitos [pilotos] estão agora a treinar”, assegurou.
A caminho de completar dois anos e meio de guerra, após a invasão em larga escala do seu país por forças russas em fevereiro de 2022, Zelensky afirmou tratar-se de “uma nova fase de desenvolvimento” da capacidade aérea das suas Forças Armadas. “Fizemos muito para que as forças ucranianas transitassem para um novo padrão de aviação, a aviação de combate ocidental. Ouvimos muitas vezes ‘é impossível’ como resposta, mas tornámos possíveis a nossa ambição e a nossa necessidade defensiva”, acrescentou.
Após pedidos insistentes e longos meses de espera, a chegada e utilização dos F-16, de fabrico americano, poderão efetivamente representar um ponto de viragem na guerra. Até agora, a Ucrânia dependia, em grande medida, de uma frota envelhecida de aviões de combate da era soviética, ultrapassada por uma frota russa mais avançada e muito mais numerosa, lembra a Reuters.
Não se sabe ao certo quantos F-16 foram disponibilizados nem qual poderá ser o impacto efetivo no reforço das defesas aéreas ucranianas e no campo de batalha. O que se sabe é que a Rússia tem estado a atacar bases onde os caças pudessem estar estacionados e prometeu abatê-los.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt