Guerra na Ucrânia

Ataques russos matam três pessoas na Ucrânia, entre as quais um jovem de 12 anos

Ataques russos matam três pessoas na Ucrânia, entre as quais um jovem de 12 anos
NurPhoto

Bombardeamentos russos na aldeia de Mykhaïlivka, na região de Donetsk, fizeram ainda um ferido, de acordo com o governador regional

Três pessoas, entre as quais um jovem de 12 anos, foram mortas em ataques russos no leste e nordeste da Ucrânia, onde Moscovo tem reivindicado avanços constantes nas últimas semanas, anunciaram as autoridades ucranianas.

Os bombardeamentos russos na aldeia de Mykhaïlivka, na região de Donetsk, fizeram ainda um ferido, disse o governador regional Vadym Filachkine no Telegram.

A força aérea russa lançou duas bombas com 90 minutos de intervalo, danificando várias casas na aldeia, adiantou Vadym Filachkine, citado pela AFP.

No domingo à noite, uma pessoa morreu e duas outras ficaram feridas num ataque russo na região vizinha de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, onde o exército russo tomou recentemente várias aldeias, disse o governador deste território, Oleg Synegoubov.

De acordo com o governador, o ataque atingiu um local de lazer em Slobojanské, uma cidade a sudeste de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia e a capital da região com o mesmo nome.

"As casas ficaram danificadas. Um homem morreu. Outro homem e uma mulher ficaram feridos", disse Oleg Synegubov.

Fazendo fronteira com a Rússia, a região de Kharkiv é alvo quase diário das forças russas, que lançaram uma nova ofensiva terrestre na zona em 10 de maio.

A Ucrânia, que enviou valiosos reforços para a região, garantiu no final de maio que este ataque russo tinha sido "travado". A maior parte dos combates tem lugar atualmente no Leste, refere a AFP.

Na semana passada, os Estados Unidos autorizaram a Ucrânia, sob certas condições, a utilizar armas americanas para atacar o território russo, nomeadamente com o objetivo de repelir o ataque à região de Kharkiv.

As autoridades ucranianas afirmaram na segunda-feira que a Rússia tinha lançado pelo menos dez ataques de drones a partir da região de Belgorod, na fronteira.

O governador desta região, Vyacheslav Gladkov, relatou ataques de drones da Ucrânia que mataram um automobilista e feriram outro em aldeias fronteiriças.

Além disso, os disparos de artilharia ucraniana contra a cidade de Gorlivka, na região de Donetsk, controlada pela Rússia, mataram uma mulher, de acordo com o responsável regional instalado em Moscovo, Denis Pushilin.

Três mulheres ficaram também feridas nos ataques ucranianos à cidade de Donetsk e à cidade vizinha de Makiivka, relatou Denis Pushilin.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate