Exclusivo

Guerra na Ucrânia

Mil milhões de euros e uma voluntária condecorada postumamente: reportagem no dia em que Zelensky visitou Madrid

O primeiro-ministro espanhol recebeu o Presidente ucraniano no Palácio da Moncloa, sede do Governo, em Madrid
O primeiro-ministro espanhol recebeu o Presidente ucraniano no Palácio da Moncloa, sede do Governo, em Madrid
Diego Radames/Anadolu/Getty Images

Presidente ucraniano assinou acordo com Pedro Sánchez para garantir assistência militar. Aliados esquerdistas do primeiro-ministro espanhol contestam. Povo não prestou grande atenção

Ciente de que o cenário é dramático no seu país, o Presidente da Ucrânia agradeceu o compromisso do Governo espanhol de fornecer armamento a Kiev no valor de 1129 milhõse de euros. É um montante sem precedentes na ajuda militar espanhola à Ucrânia ou a qualquer outra nação. O acordo firmado na manhã desta segunda-feira entre Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro Pedro Sánchez prevê a entrega por Espanha de um avultado pacote de equipamento militar, desde mísseis Patriot a carros de combate Leopard, além de copiosas munições fabricadas pela indústria local.

Para Zelensky, este contributo poderá ser crucial na tentativa desesperada por conter a ofensiva russa. As encarniçadas batalhas em Kharkiv e no Donbas levaram o chefe de Estado ucraniano a adiar a sua primeira visita oficial a Espanha e Portugal — onde estará terça-feira —, inicialmente marcada para 17 de maio.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate