Guerra na Ucrânia

Ucrânia destrói três aviões de guerra russos em base aérea da Crimeia

Ucrânia destrói três aviões de guerra russos em base aérea da Crimeia
Reuters

As forças ucranianas lançaram um ataque de longo alcance que danificou três aeronaves e uma instalação de combustível na base aérea de Belbek, revelou a empresa de satélites Maxar Technologies

Maria Monteiro

Jornalista

A Ucrânia destruiu, esta semana, três aviões de guerra russos no seguimento de um ataque de longo alcance contra a base aérea de Belbek, na Crimeia ocupada, afirmou a empresa norte-americana de satélites comerciais Maxar Technologies, citada pela Reuters.

As informações foram avançados com base em imagens de satélite obtidas na quinta-feira que mostram dois caças MIG-31 e um caça SU-27 e uma instalação de combustível destruídos. Um caça MiG-29 também parece ter sido atingido, de acordo com a empresa.

A Ucrânia não assumiu publicamente a responsabilidade pelo ataque à base aérea controlada por Moscovo, mas tem recorrido cada vez mais a drones e mísseis de longo alcance para atirar contra alvos estratégicos longe da linha da frente, incluindo na península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, refere a Reuters.

Na quinta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia tinha realizado um ataque noturno à Crimeia e que a defesa aérea de Moscovo tinha intercetado cinco mísseis de longo alcance conhecidos como ATACMS. No dia anterior, a Rússia terá abatido outros dez ATACMS, também lançados contra a Crimeia. Não houve danos a registar.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmonteiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate