A Ucrânia destruiu, esta semana, três aviões de guerra russos no seguimento de um ataque de longo alcance contra a base aérea de Belbek, na Crimeia ocupada, afirmou a empresa norte-americana de satélites comerciais Maxar Technologies, citada pela Reuters.
As informações foram avançados com base em imagens de satélite obtidas na quinta-feira que mostram dois caças MIG-31 e um caça SU-27 e uma instalação de combustível destruídos. Um caça MiG-29 também parece ter sido atingido, de acordo com a empresa.
A Ucrânia não assumiu publicamente a responsabilidade pelo ataque à base aérea controlada por Moscovo, mas tem recorrido cada vez mais a drones e mísseis de longo alcance para atirar contra alvos estratégicos longe da linha da frente, incluindo na península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, refere a Reuters.
Na quinta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia tinha realizado um ataque noturno à Crimeia e que a defesa aérea de Moscovo tinha intercetado cinco mísseis de longo alcance conhecidos como ATACMS. No dia anterior, a Rússia terá abatido outros dez ATACMS, também lançados contra a Crimeia. Não houve danos a registar.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmonteiro@expresso.impresa.pt