Pelo menos sete pessoas foram mortas e outras 15 ficaram feridas após um alegado ataque ucraniano a uma zona residencial em Belgorod, no sul da Rússia e junto à fronteira com a Ucrânia, com as autoridades russas a falarem de danos significativos e várias vítimas.
Segundo a agência Reuters, que cita o governador da região, Vyacheslav Gladkov, pelo menos dez andares do edifício colapsaram e o bloco residencial ficou parcialmente destruído.
“A cidade e região de Belgorod foram sujeitas a um bombardeamento massivo pelas forças armadas da Ucrânia. Após um projétil acertar em cheio num edifício de apartamentos, a fachada do décimo ao primeiro andar caíram", explicou Gladkov.
Um canal de Telegram de notícias russas, verificado pela Reuters, confirmou a ocorrência de sete vítimas mortais e 15 feridos, mas há a possibilidade de os números virem a aumentar. Contudo, não foi possível confirmar se houve, de facto, um ataque militar, nem foi ainda confirmado que armas terão sido usadas. Vídeos partilhados por testemunhas e por Gladkov dão conta da dimensão dos estragos.
Uma testemunha também relatou que foram vistas várias ambulâncias e bombeiros no local. “Uma seção inteira do prédio caiu. Vi muitas vítimas. Os bombeiros estão a procurar pelos escombros”, contou uma testemunha anónima à Reuters.
No domingo de manhã, as forças armadas da Rússia anunciaram que a sua defesa antiaérea conseguiu identificar dois mísseis balísticos ucranianos, fabricadas durante a União Soviética, que foram abatidos quando sobrevoavam Belgorod.
A região russa de Belgorod é o território russo mais atingido por ataques ucranianos fora das fronteiras da Ucrânia. Desde o início da guerra que se têm registado vários ataques em Belgorod, mas o governo ucraniano tem quase sempre negado quaisquer responsabilidades nestes incidentes - e alguns países no Ocidente, nomeadamente os Estados Unidos, já demostraram o seu desagrado quando verificaram que algumas operações em Belgorod implicaram armas fornecidas por aliados ocidentais.
No passado dia 6 de maio, um outro ataque ucraniano em Belgorod provocou pelo menos seis mortos e 35 feridos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hcarvalho@expresso.impresa.pt