Guerra na Ucrânia

Lituânia anuncia novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

O Presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O Presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Yan Dobronosov/Global Images Ukraine via Getty Images

"O nosso apoio à Ucrânia é também um investimento na nossa própria segurança", disse o ministro da Defesa da Lituânia, Arvydas Anusauskas, sobre o novo pacote de ajuda militar à Ucrânia.

As autoridades lituanas anunciaram hoje o envio para a Ucrânia de assistência militar adicional para reforçar as capacidades das suas Forças Armadas na luta contra a invasão da russa.

Segundo o Ministério da Defesa da Lituânia, este novo pacote de ajuda militar inclui munições para lançadores de granadas do modelo Carl Gustaf e sistemas de detonação remota do país báltico, membro da União Europeia e da NATO.

"Apoiamos a Ucrânia de forma ativa e consistente, porque o nosso apoio à Ucrânia é também um investimento na nossa própria segurança", disse o ministro da Defesa da Lituânia, Arvydas Anusauskas.

A Ucrânia tem-se defendido contra uma invasão russa em grande escala há quase dois anos e depende fortemente da ajuda ocidental para reforçar o seu equipamento e capacidades militares.

A Lituânia, por seu lado, destaca-se como um dos aliados mais determinados da Ucrânia, `à semelhança do que acontece com outros países da região, que temem uma escalada do conflito pela Rússia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate