Guerra na Ucrânia

Joe Biden liga a Ursula von der Leyen para agradecer ajuda de 50 mil milhões

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América
Leon Neal/Getty Images

É um pacote que “fará muito para ajudar a Ucrânia enquanto continua a lutar contra a agressão russa”, indicou um porta-voz da Casa Branca sobre o agradecimento do Presidente norte-americano à Comissão Europeia

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou à presidente da Comissão Europeia para agradecer o facto de a UE ter aprovado uma ajuda de 50 mil milhões de euros destinada à Ucrânia, anunciou hoje a Casa Branca.

"Joe Biden agradece a Ursula von der Leyen e à União Europeia por este importante envelope financeiro (...) que fará muito para ajudar a Ucrânia enquanto continua a lutar contra a agressão russa", indicou um porta-voz do executivo norte-americano, John Kirby, aos jornalistas.

Os líderes da UE chegaram a um acordo nesta quinta-feira sobre para disponibilizar uma ajuda de 50 mil milhões de euros à Ucrânia, anteriormente bloqueada pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Esse anúncio foi encarado pelas autoridades ucranianas como uma "vitória conjunta" sobre a Rússia e também como um sinal enviado aos Estados Unidos, onde um novo pacote orçamental para a Ucrânia se encontrada atualmente bloqueado no Congresso.

"Espero que isso ajude a tornar as coisas mais fáceis para que Joe Biden possa levar adiante o seu plano de ajuda ao país dilacerado pela guerra", afirmou o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate