Guerra na Ucrânia

Rússia declara centenas de casos de ataques e sabotagem no país desde a invasão da Ucrânia

Rússia declara centenas de casos de ataques e sabotagem no país desde a invasão da Ucrânia
ALEXANDER ERMOCHENKO/Reuters

Serviços Especiais ucranianos estão a tentar envolver menores russos em crimes em troca de recompensas monetárias, acusou Stanislav Kolésnik, porta-voz do governo de Moscovo

O Ministério do Interior da Rússia declara ter registado 220 casos de ataques e incêndios em instituições estatais e mais de 180 casos de sabotagem em caminhos-de-ferro desde o início da "operação militar" na Ucrânia.

"Desde o início da operação militar especial, foram registados 220 casos de ataques e incêndios em esquadras da polícia militar e instalações governamentais em 58 regiões do país", disse Stanislav Kolésnik, porta-voz governamental, citado pela agência noticiosa russa Interfax. De acordo com um representante do Ministério do Interior, durante o mesmo período registaram-se também 184 casos de sabotagem nos caminhos-de-ferro, cometidos por "141 pessoas, incluindo 59 adolescentes".

Kolésnik afirmou que os Serviços Especiais ucranianos estão a tentar envolver menores russos em crimes em troca de recompensas monetárias. Na semana passada, a Rússia anunciou a abertura de 273 processos criminais por divulgação de "notícias falsas" sobre as ações do Exército russo na Ucrânia e 81 processos por "descrédito" das Forças Armadas do país.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate