Guerra na Ucrânia

Comissão Europeia apoia quatro Estados-membros com €65 milhões para refugiados ucranianos

Refugiados ucranianos na fronteira com a Polónia
Refugiados ucranianos na fronteira com a Polónia
WOJTEK RADWANSKI

A Bulgária, a Polónia, a República Checa e a Roménia poderão utilizar a verba para ajudar os beneficiários de proteção temporária

A Comissão Europeia disponibilizou 65 milhões de euros do fundo para a migração e asilo para apoiar quatro Estados-membros que acolhem refugiados ucranianos que fogem da guerra lançada pela Rússia, foi esta segunda-feira divulgado.

A Bulgária, a Polónia, a República Checa e a Roménia poderão utilizar a verba para ajudar os beneficiários de proteção temporária a passarem de alojamentos coletivos para habitações privadas, apoiando-as financeiramente durante o período de transição, com formação linguística e profissional, bem como com acesso a serviços sociais e de saúde.

A União Europeia acolhe mais de 4,1 milhões de ucranianos ao abrigo do estatuto de proteção temporária, com validade até 31 de março de 2025.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, uma agressão condenada pela maioria da comunidade internacional e que causou a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate