Volodymyr Zelensky aparece de costas debaixo da frase: “Ninguém acredita na nossa vitória como eu. Ninguém”. A declaração do presidente ucraniano à revista Time, que faz esta semana capa, mostra a frustração perante os impasses nas ajudas à Ucrânia.
A revista descreve um presidente ucraniano cansado de ter de insistir nos pedidos de ajuda aos seus aliados: “Requer todo o seu poder, a sua energia. Entende? É preciso muito de tudo”. O desabafo de Zelensky acontece numa altura em que a Ucrânia luta para permanecer no palco mediático e político e não desaparecer por entre as manchetes do conflito no Médio Oriente.
Ainda esta terça-feira, no seu discurso habitual, o presidente ucraniano relatava as “históricas” conquistas no Mar Negro, que permitiam afastar a Rússia daquelas águas e a partir dai lançar ofensivas para outros pontos do globo, como na Síria, e acabava com o desabafo de que, “o sucesso da Ucrânia na batalha pelo Mar Negro ficará para os livros da história, mesmo que por agora não seja muito falado”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt