Fustigada por intensos combates, Soledar, uma cidade conhecida pelas minas de sal no leste da Ucrânia, é para onde os olhos do mundo se viram agora. É que, após uma série de derrotas russas desde o verão, a situação encaminha-se para a primeira vitória de Moscovo no Donbas em meses. E, de acordo com os analistas, apesar de a cidade não ser de grande vantagem tática para Moscovo, o que está em curso naquela área é de grande importância para os analistas militares. Stephen Ganyard, analista da ABC News, destaca que “a situação em Soledar mostra como, de certa forma, a guerra está num estado que lembra a Frente Ocidental na I Guerra Mundial”; uma guerra de trincheiras, muitas baixas e conquistas marginais. As dificuldades prendem-se com as condições extenuantes das Forças Armadas, mas também com o inverno húmido e frio, avesso a grandes avanços. O tipo de combates só deverá alterar-se nos próximos meses, com a melhoria do clima.
O que está a acontecer em Soledar e porque é que isso importa? É reflexo do estado da guerra, "semelhante à I Guerra Mundial"
16 janeiro 2023 16:33
Soledar, no Donbas
sopa images
Soledar, uma pequena cidade no leste ucraniano que está sob intensos e contínuos ataques, pode cair nas mãos dos russos dentro de duas semanas, segundo os analistas. Se os russos vencerem em Soledar, contudo, será para Moscovo uma vitória de Pirro, desde que o Ocidente continue a fornecer à Ucrânia armamento cada vez mais avançado, e desde que o faça atempadamente
16 janeiro 2023 16:33