Exclusivo

Guerra na Ucrânia

"Putin trabalha numa perspetiva de longo prazo": os desaires na Ucrânia "são contratempos, não são necessariamente um problema"

Um sistema de foguete russo de lançamento múltiplo dispara em território ucraniano
Um sistema de foguete russo de lançamento múltiplo dispara em território ucraniano
RUSSIAN DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE HANDOUT

O maior risco de escalada acontece quando Putin pensa que está encurralado, alerta o investigador Luke March, que, ao longo dos anos, se especializou em política pós-soviética, sobretudo a da Federação Russa. De acordo com o autor, Putin conta com a mentalidade de curto prazo dos países ocidentais, sempre focados em ciclos eleitorais democráticos e, por isso, mais curtos. Mas, se a Rússia sair da guerra com alguma conquista territorial, os perigos são muitos, alerta Luke March: "Dentro de poucos anos, a Rússia pode acordar e tentar novamente incorporar a Ucrânia. Qualquer cenário em que a Rússia ganhe alguma coisa, e em que haja um rearmamento maciço em toda a Europa, trará uma nova guerra fria"

A política da antiga União Soviética (especialmente a política russa e moldava), o nacionalismo na Federação Russa e o discurso de política externa russa são alguns dos temas que mais fascinam o investigador Luke March, da Escola de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Edimburgo. O investigador de Política Pós-Soviética e Comparada da Universidade de Edimburgo e vice-diretor do Centro Russo Princesa Dashkova acredita que é cedo para a Ucrânia cantar vitória, já que as reviravoltas que têm acontecido na guerra é um revés de curto prazo para Putin, um estratega que pensa a longo prazo. "A Rússia nunca admitirá a derrota, por isso não poderá parar até que tudo seja apresentado internamente de uma forma o mais positiva possível", analisa, nesta entrevista com o Expresso, não desprezando também que o Presidente russo não está cercado por pessoas que pediriam que fosse mais brando, mas, pelo contrário, que diriam para avançar com mais força.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas