Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia: Severodonetsk “completamente ocupada” pelas forças russas, garante autarca local

25 junho 2022 16:48

Lysychansk

aris messinis

Ao mesmo tempo, as tropas russas e separatistas estão a tentar bloquear a partir do sul a entrada em Lysychansk, a cidade gémea de Severodonetsk. Território da região de Luhansk já está 95% sob controlo russo

25 junho 2022 16:48

A cidade de Severodonetsk, na região do Donbass, palco de combates entre os exércitos ucraniano e russo há várias semanas, está "totalmente ocupada" pelo exército da Rússia, anunciou hoje o presidente da Câmara.

O presidente da Câmara de Severodonetsk, Oleksandre Striouk, disse, na televisão ucraniana, que “a cidade está completamente ocupada pelos russos”.

Os separatistas da região do Donbass também anunciaram que as forças russas e aliados “assumiram o controlo total da zona industrial da fábrica de Azot”, conforme publicado pelo separatista Andrei Marochko, na rede social Telegram.

Outro porta-voz separatista, Ivan Filiponenko, disse que 800 civis que se refugiaram naquela fábrica durante as últimas semanas de confrontos foram retirados.

Ao mesmo tempo, as tropas russas e separatistas estão a tentar bloquear a entrada na cidade de Lysychansk a partir do sul, garantiram as autoridades locais ucranianas. Segundo as forças separatistas, citadas pela agência russa Interfax, estão neste momento a acontecer combates no centro da cidade entre ucranianos e invasores.

Estas duas cidades fazem parte da região de Luhansk, cujo território já é 95% controlado pela Rússia e pelas forças separatistas.