Foi professora durante nove anos, trabalhou um ano como jurista no município de Irpin e, ao completar 31 anos, decidiu mudar de vida e ingressar na carreira diplomática. Foi numa época em que a Ucrânia precisava de novos quadros para se afirmar na cena internacional, e Inna Ohnivets queria servir e ajudar a construir o país.
Passadas três décadas, é embaixadora da Ucrânia em Portugal e, desde que a agenda permita, recebe todos os que queiram apresentar ações de solidariedade com o seu país. Em Lisboa desde final de 2015, quer que Marcelo Rebelo de Sousa visite oficialmente a Ucrânia logo que existam condições de segurança, e está grata pela disponibilidade com que os portugueses estão a ajudar o seu país.
Contida e cautelosa nas palavras, Inna Ohnivets cola-se ao discurso do seu chefe de Estado, evitando opiniões pessoais sobre um conflito em ebulição e atualização. Nesta breve entrevista ao Expresso, pede mais ajuda e apoio do Ocidente, e avisa que Putin pode começar a III Guerra Mundial.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt