Terça-feira, a coligação de esquerda Nova Frente Popular chegou a acordo sobre o nome que poderá, em breve, ocupar o cargo de primeiro-ministro. Lucie Castets é economista, funcionária, ávida defensora dos serviços públicos, e já pediu a Emmanuel Macron que a nomeasse, mas não deve acontecer antes de setembro
Acabaram-se as negociações na Nova Frente Popular. Após duas semanas de hesitações sobre quem deveria ocupar o cargo de primeiro-ministro, a esquerda chegou, por fim, a um acordo. Foi Lucie Castets, cujo nome foi revelado terça-feira, que conquistou a confiança da coligação.
Castets não é conhecida no panorama político francês. A economista de 37 anos tem perfil mais tecnocrata do que político. Estudou no prestigioso Instituto de Estudos Políticos de Paris antes de ingressar na Escola Nacional de Administração em 2012 — um must para todos os altos funcionários públicos franceses. Segundo a agência AFP, gosta de praticar vários desportos, nomeadamente corrida e futebol, e o seu perfil de LinkedIn refere um certo domínio da língua chinesa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt