Exclusivo

França

A esquerda francesa saiu à rua para “soldar a resistência” à extrema-direita: “Nós somos muitos, mas eles podem ser ainda mais...”

Praça da República, Paris
Praça da República, Paris
Mariana Abreu

A duas semanas da primeira volta das eleições legislativas, centenas de milhares manifestaram-se contra a extrema direita em França na tarde de sábado. Em Paris, manifestantes reuniram-se na Praça da República, num ambiente que oscilou entre o medo e a esperança

Mariana Abreu

(em Paris)

Foram muitos os que saíram às ruas de Paris no sábado, para “fazer frente” ao avanço da extrema-direita. Na praça da República, onde se juntaram entre 75.000 a 250.000 pessoas, os manifestantes alegraram-se ao ver tantos indivíduos de diferentes campos políticos unidos pela mesma causa.

"Viemos fazer na rua o que vamos fazer nas urnas”, disse o jovem Loïc ao Expresso. “As manifestações são momentos com muita vida, onde é bom ver que não estamos sozinhos.” Rodeado de fanfarras, cartolinas cuidadosamente elaboradas, cortejos de sindicatos e concidadãos de todas as idades, Loïc diz sentir-se otimista: “Hoje sinto esperança”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate