Exclusivo

Espanha

Espanha retoma a caça ao lobo ibérico, no mais recente capítulo de uma guerra que não parece ter fim

Um lobo ibérico na meseta castelhana
Um lobo ibérico na meseta castelhana
Juan Giribet/VWPics/Universal Images Group/Getty Images

Parlamento levantou a proibição vigente desde 2021 em todas as comunidades a norte do rio Douro, apesar da oposição expressada pelo Governo. Biólogos e sector pecuário trocam argumentos

O futuro do lobo ibérico em Espanha está na corda bamba. Desde 20 de março, volta a ser permitido caçar este animal, com total liberdade, a norte do rio Douro. O Congresso dos Deputados aprovou, com os votos do Partido Popular (PP, centro-direita, maior força opositora), Vox (extrema-direita), Juntos pela Catalunha (direita independentista) e Partido Nacionalista Basco (PNV, centro-direita nacionalista) a retirada do lobo da Lista de Espécies Silvestres em Régime de Protecção Especial (Lespre), onde fora incluído em 2021.

O motivo esgrimido para abolir a conservação do lobo é o ambiente “apocalíptico” que a espécie gera no mundo rural há quatro anos. Segundo afirmou a deputada do PP Milagros Marcos, “as famílias humildes têm medo de ir ao centro de saúde ou à igreja” e pavor a “mandar as crianças para a escola”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate