Exclusivo

Europa

Orbán recebe nacionalistas após conferência interrompida em Bruxelas: “O melhor é deixá-los expor as suas ideias irrealistas e hipócritas”

Viktor Orbán
Viktor Orbán
Omar Havana/Getty Images

O primeiro-ministro húngaro volta a ser anfitrião da versão europeia da principal conferência conservadora dos Estados Unidos. O neerlandês Geert Wilders e o espanhol Santiago Abascal estão entre os convidados do encontro de quinta e sexta-feira em Budapeste. André Ventura faz intervenção online. A iniciativa decorre pouco mais de uma semana depois de outro encontro da direita radical ter sido suspenso – e depois retomado – na capital belga. Além de “inconstitucional”, a interrupção “deu-lhes atenção inesperada e permitiu-lhes apresentarem-se como vítimas de repressão política”

Orbán recebe nacionalistas após conferência interrompida em Bruxelas: “O melhor é deixá-los expor as suas ideias irrealistas e hipócritas”

Hélder Gomes

Jornalista

Budapeste acolhe pelo terceiro ano consecutivo a versão europeia da principal conferência conservadora dos Estados Unidos. Entre quinta e sexta-feira, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, volta a ser anfitrião da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC, no acrónimo em inglês).

Políticos de direita radical como Geert Wilders, líder do neerlandês Partido pela Liberdade; Santiago Abascal, presidente do espanhol Vox; e o antigo primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki são alguns dos oradores convidados. André Ventura, presidente do Chega, junta-se à distância numa intervenção online.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate