Exclusivo

Eleições americanas 2024

Da felicidade de Netanyahu às memórias de Marcelo, passando pelo telefonema de Macron e Scholz: assim reagiram 24 líderes à vitória de Trump

Em Nova Iorque, no fim do dia eleitoral, escutava-se Donald Trump, quando ainda decorria a contagem dos votos
Em Nova Iorque, no fim do dia eleitoral, escutava-se Donald Trump, quando ainda decorria a contagem dos votos
Fatih Aktas / Anadolu / Getty Images

A vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas desencadeou reações rápidas por parte de líderes internacionais. Quase todas parecem saídas de um guião que prevê ansiedade em voltar a trabalhar com Trump, desejos de cooperação e votos de estabilidade no mundo. Três líderes trataram Trump como um “amigo”

Margarida Mota

Jornalista

Uns genuinamente felizes, outros interiormente preocupados, vários líderes internacionais não esperaram pela divulgação dos resultados oficiais das eleições norte-americanas para parabenizar Donald Trump pela sua reeleição.

Uma das personalidades mais rápidas, e possivelmente das mais preocupadas, a reagir foi o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

“Parabéns a Donald Trump pela sua vitória eleitoral impressionante! Recordo a nossa grande reunião com o Presidente Trump em setembro, quando discutimos em detalhe a parceria estratégica Ucrânia-Estados Unidos, o Plano de Vitória e formas de pôr fim à agressão russa contra a Ucrânia.”

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MMota@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate