Eleições americanas 2024

As primeiras palavras de Kamala Harris enquanto candidata presidencial não foram sobre as eleições

As primeiras palavras de Kamala Harris enquanto candidata presidencial não foram sobre as eleições
BRENDAN SMIALOWSKI

Elogios ao “legado incomparável” do Presidente dos Estados Unidos marcaram a primeira aparição e discurso de Kamala Harris desde que Joe Biden desistiu das eleições. A vice-presidente falou durante breves minutos, na Casa Branca, durante uma cerimónia pública com desportistas

As primeiras palavras de Kamala Harris enquanto candidata presidencial não foram sobre as eleições

Mara Tribuna

Jornalista

Apesar de tudo indicar que venha a ser a sucessora de Joe Biden como candidata do Partido Democrata às presidenciais americanas de novembro, Kamala Harris não se assume (ainda) como tal. No primeiro discurso que fez após a desistência de Biden, Harris não mencionou a sua candidatura nem a disputa pela Casa Branca.

Esta segunda-feira é o primeiro dia de campanha da vice-presidente dos Estados Unidos, que participou numa cerimónia agendada para as 11h30 locais (16h30 em Portugal Continental), no relvado sul da Casa Branca, para celebrar as equipas que venceram o campeonato de basquetebol NCAA. Foi também um momento para elogiar o Presidente cessante.

“O legado de Joe Biden nos últimos três anos é incomparável na história moderna. Num só mandato, já ultrapassou o legado da maioria dos presidentes que cumpriram dois”, destacou. A democrata elogiou-lhe a “honestidade, integridade, empenho na fé e na família, coração grande e amor profundo amor pelos Estados Unidos”.

“Sou testemunha em primeira mão de que todos os dias o nosso Presidente luta pelo povo americano, e estamos profundamente, profundamente gratos pelo seu serviço à nação”, louvou ainda, contando que conheceu Biden através do filho dele, Beau. “As qualidades que Beau reverenciava no pai são as mesmas qualidades que vejo todos os dias”.

Harris afiançou em seguida que Biden — a quem foi diagnosticada covid-19 na semana passada, apenas com sintomas ligeiros — “queria estar ali” e está “ansioso por voltar à estrada”, desta vez como apoiante da sua vice. “Está a sentir-se muito melhor e a recuperar rapidamente”, informou. O Presidente está em isolamento na sua residência em Delaware desde quarta-feira à noite.

Kamala Harris (a primeira vice-presidente de origem africana e asiática) falou poucos minutos e acabou por não abordar o elefante na sala, baixando as expectativas de quem esperava o primeiro discurso — ou, pelo menos, as primeiras palavras — da candidata no seu primeiro dia de campanha presidencial.

Numa publicação que fez na rede social X (antigo Twitter), este domingo à noite, a vice-presidente já deixara claro que tenciona passar pelo processo habitual: “A minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate