Exclusivo

EUA

Os encontros com Assad, o ‘aloha’ para a Ucrânia e o caso Snowden: quem é Tulsi Gabbard, futura chefe das secretas de Trump?

Tulsi Gabbard
Tulsi Gabbard
Kevin Dietsch/Getty Images

Se for confirmada esta semana, a tenente-coronel na reserva passa a tutelar 18 agências, entre as quais a CIA e a NSA, onde trabalhava Edward Snowden. Os críticos não lhe perdoam a discreta viagem à Síria enquanto congressista do Partido Democrata nem a retórica alinhada com Putin. Mas o maior problema é com os aliados: poderão continuar a confiar nos Estados Unidos?

Os encontros com Assad, o ‘aloha’ para a Ucrânia e o caso Snowden: quem é Tulsi Gabbard, futura chefe das secretas de Trump?

Hélder Gomes

Jornalista

Começou a carreira política no Partido Democrata, mas, em agosto do ano passado, apoiou a candidatura do republicano Donald Trump para um segundo mandato na Casa Branca. Agora, a um par de meses de fazer 44 anos, deverá assumir a Direção Nacional de Informações (DNI), passando a tutelar 18 agências, entre as quais a CIA e a Agência de Segurança Nacional (NSA).

Trump anunciou logo em novembro a sua intenção de nomear Tulsi Gabbard para a DNI, cargo criado após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 para melhorar a supervisão e coordenação dos serviços secretos. Se o Senado confirmar a nomeação, Gabbard terá um orçamento de cerca de 75 mil milhões de dólares (72 mil milhões de euros) para gerir. Não é o peso da responsabilidade, contudo, que lhe tem tirado o sono.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate